[ad_1]
Com silêncio ou com mentiras, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro acabaram constrangendo a si mesmos. Cid está preso, Vasques também, o ex-ministro da Justiça depôs usando tornozeleira eletrônica, impedido de se ausentar de casa depois das 20h. As declarações do hacker Delgatti, já preso e condenado à prisão de novo, na segunda (21), revelaram uma insistência prolongada de Bolsonaro em destruir a eleição, as urnas, a Justiça Eleitoral, tudo o que não lhe agradasse. Tiros a curta distância, nos dois pés.
22 candidaturas na fila dos Brics. Começa nesta terça (22) a 15ª cúpula dos Brics em Joanesburgo, com o tema “Brics e África”. O bloco foi originalmente formado por Brasil, China, Índia e Rússia, depois ingressou a África do Sul, e agora tem fila de outros países querendo entrar. Jamil Chade compara o interesse a uma rara movimentação de placas tectônicas e escreve sobre o temor de que a aliança acabe composta por mais ditaduras do que democracias entre os novos membros.
O presidente Lula desembarcou na segunda (21) em Joanesburgo acompanhado da ex-presidente Dilma Roussef, atual chefe do NDB (Novo Bando de Desenvolvimento), o banco dos Brics. Dilma mora em Xangai, na China, e estava no Brasil, revela reportagem da Folha de S.Paulo. Leia aqui.
Quem espera doação de órgãos sofre diariamente. A fila de espera por transplantes de órgãos no Brasil é gigante. Segundo o Ministério da Saúde, em 16 de agosto havia 65.911 pessoas aguardando a doação e a cirurgia, sendo que a maior parte dos pacientes (36.960) espera por um rim a ser transplantado. A urgência por córneas e fígado também aflige milhares de pessoas. Na fila por um transplante de coração, como o apresentador Faustão, internado em São Paulo (SP), estão 386 pacientes.
O cardiologista Guilherme Viganó explicou ao UOL News quais os critérios usados pelos médicos para determinar o movimento dos pacientes na fila de espera. Ele lamentou que seja “muito baixa” a oferta de órgãos como o coração, devido à falta de informação e preconceito para conseguir doadores. Reportagem de VivaBem mostra a saga que envolve doação, transporte do órgão, cirurgia e os riscos (altos) de rejeição.
Havaí busca por 850 desaparecidos nos incêndios. O presidente Joe Biden finalmente passou algumas horas na segunda (21) vendo o que restou dos incêndios que destruíram a cidade de Lahaina, na ilha de Maui. Mais de mil funcionários federais estão trabalhando nos esforços para a recuperação de centenas de hectares devastados pelo fogo.
[ad_2]
Source link