Cobrança no destino, alíquotas reduzidas: saiba o que muda nos impostos – 05/07/2023

0
10

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (05). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

A reforma da resistência. A semana chega ao meio com impasses de variada ordem na Câmara dos Deputados, diante da urgência de pautas da economia. A reforma tributária tem objetivos importantes: mais transparência para o consumidor, desoneração das exportações e cobrança de impostos no destino do consumo (bens ou serviços), não mais na origem. Entenda o que está em discussão no relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que aceitou mudanças pedidas pelos governadores.

O projeto do Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais), com que o governo pretende retomar o voto de desempate, teve votação adiada e isso tranca outras pautas. Segundo o Painel, da Folha de S.Paulo, o texto sofre críticas devido a mudanças inseridas pelo relator, Beto Pereira (PSDB-MG), que atenderiam a lobby de sindicatos da Receita Federal. Para Kennedy Alencar, a reforma tributária agora enfrenta forte resistência, com governadores de oposição em campanha contra a nova arrecadação de tributos. “Lula fez uma live para falar bobagens (…) e gastou energia onde não precisava”, disse o colunista. “O presidente precisa entrar na articulação política para não perder a guerra”.

Vende-se carro voador “made in Brazil”. O Brasil é protagonista quando o assunto é carro voador, escreve Paula Gama. Uma subsidiária da Embraer é uma das maiores desenvolvedoras de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, já com 2,8 mil intenções de compra pelo mundo.

São carros mais parecidos com helicópteros, mas eles fazem menos barulho. As projeções otimistas falam que os brasileiros podem estar fazendo trajetos em carros voadores daqui a apenas três anos. A autonomia de voo é de 100 km. Leia mais aqui sobre os transportes do futuro.

Começa o mata-mata na Libertadores. Nesta quarta (5) serão conhecidos os times adversários das oitavas-de-final das copas Libertadores e Sul Americana. A Conmebol começa o sorteio a partir das 13h, com transmissão ao vivo pelos canais ESPN e SporTV, ambos da TV fechada, entre outros canais.

Para a Libertadores, as oito primeiras equipes de cada grupo (os líderes) vão enfrentar os segundos colocados (os vice-líderes de cada chave). Entre os times brasileiros, Internacional, Palmeiras e Fluminense podem enfrentar, por exemplo, o Flamengo, o argentino River Plate ou o uruguaio Nacional, entre outras opções. O técnico Mano Menezes, do Inter, encara o mata-mata com cautela: “Seja quem for nosso adversário, vamos enfrentar dificuldades”, disse.

Lula e Janja na vida privada dos palácios. O presidente Lula não tem celular para uso pessoal, mas a mulher, Janja, usa o aparelho dela para manter o marido informado sobre o que está bombando nas redes sociais e na mídia. Nas horas vagas, Lula curte outra tela, a da TV: gosta de faroestes e sofre muito vendo os jogos do Corinthians.

A intimidade dos casais poderosos atiça a curiosidade e mobiliza os profissionais. A segurança do presidente passa por mudanças nos palácios de Brasília, e um singelo banho de mar em base militar na Bahia atrai fotógrafos, ajudantes etc. UOL revela os bastidores do governo Lula, os primeiros seis meses que incluem 31 dias em viagens internacionais.

Suspeita de sequestro dava presentes. A mãe da menina de 2 anos sequestrada em São Paulo vende balas no semáforo, e o pai trabalha como pintor. Segundo a Polícia Civil, a família deixou o interior da Bahia há cinco meses e passa por dificuldades financeiras. A criança foi encontrada na segunda (3), em Santo André, e na terça (4) a mãe revelou que uma das mulheres suspeitas do crime falava em adotar a menina.

“Mas eu dizia que não iria dar a minha filha”, afirmou a mãe, citando também presentes como frutas, fraldas e a promessa de uma cesta básica no dia do sequestro. Para o delegado Marcel Druzziani, a mulher que entregou a menina para um comparsa estava conquistando a confiança da família. Dois suspeitos de sequestro e cárcere já foram identificados, mas ainda não foram presos.

A consciência da tragédia no fundo do mar. Os cinco passageiros do submersível Titan, que implodiu no Atlântico norte, fizeram uma tentativa desesperada de abortar a descida e retornar à superfície. A conclusão é de Robert McCallum, especialista em expedições subaquáticas, em entrevista à revista The New Yorker. James Cameron, cineasta e mergulhador, também havia dito que o Titan soltou o lastro.

“O relatório que recebi imediatamente após o evento (…) foi que o submarino estava se aproximando de 3.500 metros. Ele largou os pesos. Então perdeu as comunicações e o rastreamento, e uma implosão foi ouvida”, descreveu McCallum. O Titan perdeu contato com a nave-mãe cerca de uma hora e meia após o mergulho. Foram cinco dias de buscas por sobreviventes até a descoberta dos destroços, no fundo do mar, por uma sonda. Reportagem de Tilt apresenta invenções que mataram os inventores (ou inventoras, caso da química Marie Curie).



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here