Como agem os criminosos do PCC e Comando Vermelho na Terra Yanomami – 16/05/2023

0
10

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (16). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Os fuzis do narcogarimpo em terra indígena. Em Roraima, as facções criminosas PCC e Comando Vermelho tentam expandir seus negócios no território indígena. Os invasores atuantes no crime organizado administram casas de prostituição, compram e vendem drogas aproveitando a estrutura do garimpo, que inclui pistas de pouso para aeronaves.

Segundo fontes ligadas à segurança pública em Roraima, ainda existem entre 40 e 50 foragidos do sistema prisional, vinculados a facções, se escondendo e atuando em terras do garimpo. As armas de grosso calibre apreendidas em operações recentes da Polícia Rodoviária Federal evidenciam a permanência dos invasores perigosos no território indígena. Garimpeiros usam armas mas não usam fuzis, informa o pesquisador Rodrigo Chagas, da Universidade Federal de Roraima e do Fórum de Segurança Pública.

Terceiro depoimento em 40 dias. O celular de Jair Bolsonaro foi apreendido pela Polícia Federal em 3 de maio, mas o depoimento do ex-presidente acabou sendo adiado para esta terça (16). Ele já foi questionado sobre joias e atos golpistas. Desta vez, depõe na investigação que apura fraude no cartão de vacinação contra a covid-19. Os investigadores já sabem que os certificados de Bolsonaro e da filha dele, Laura, foram adulterados. Assessores estão presos por suspeita de fraude, entre eles o oficial do Exército Mauro Cid. Os policiais pediram para a Gol informar se Bolsonaro apresentou certificado falso de vacina, escreve Aguirre Talento.

A PF vai questionar Bolsonaro sobre temas ainda sem resposta: os registros falsos (de vacinas nunca aplicadas) em postos de saúde de São Paulo e Duque de Caxias; os poderes delegados a Mauro Cid; a motivação ideológica do discurso negacionista em pandemia, conectado com as milícias digitais. Os acessos ao aplicativo ConecteSus, que resultaram em falsificações, foram realizados em computador dentro do Palácio do Planalto.

Salário mínimo e Bolsa Família blindados. O deputado Carlos Cajado (PP-BA), relator do projeto do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, apresentou na segunda (15) seu novo texto a líderes partidários. A véspera foi um dia de negociações entre ministros e parlamentares, e desde cedo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva traçou estratégia para blindar o salário mínimo, o Bolsa Família e o Fundeb de serem penalizados em caso de regras descumpridas no futuro para ajuste das contas públicas. Pedido atendido pelo relator.

No Palácio do Planalto, reunido com líderes da Câmara e Senado, Lula afirmou na segunda (15) que não vai aceitar divisão ou oposição do PT ao projeto do novo arcabouço fiscal. Dos 37 ministérios, dez são comandados por filiados ao PT. Sobre o Bolsa Família, a CGU (Controladoria Geral da União) localizou pagamentos indevidos a milhares de famílias no governo Bolsonaro, em ano eleitoral, de janeiro a outubro de 2022.

Dinheiro vivo para gastos da família. Em resposta à reportagem do UOL que revelou uma série de depósitos em dinheiro vivo na conta da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, identificados pela Polícia Federal, o advogado Fabio Wajngarten afirmou que os repasses tiveram como origem a conta pessoal de Jair Bolsonaro. Segundo as investigações, há suspeita de desvio de dinheiro público. Entenda aqui o caminho dos depósitos repassados pelo tenente-coronel Mauro Cid a familiares da então primeira-dama e o que diz a defesa dos envolvidos.

Justiça Desportiva pede suspensão de craques. Eles são oito e jogam atualmente no Santos, Aparecidense, Juventude, Náutico, Sport, Sergipe, São Bernardo e Red Bull Bragantino. Os jogadores investigados na segunda fase da operação Penalidade Máxima viraram alvo da procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que pediu a sua suspensão preventiva por 30 dias, a ser deferida ou não. Bauermann e Gabriel Tota estão na lista, veja quem mais.

Segundo a investigação sobre a máfia das apostas, os jogadores combinavam para levar cartões amarelos e vermelhos. Mais de 60 nomes já foram citados na apuração. Os valores prometidos a eles por criminosos para manipular incidentes durante os jogos variavam entre R$ 50 mil e R$ 500 mil.

Mortadela no plural, para vários gostos. Sanduíches de mortadela impressionam pela fartura ou pela delicadeza das finas fatias no pão. Tomates são bem-vindos, a acidez vermelha suaviza a gordura da carne processada. Na receita original, da Itália, mortadela se faz com carne de porco, mas há variações importantes: mortadela italiana, de aves, tipo Bologna, brasileira. Especialistas consultados por VivaBem explicam as diferenças e votam, em geral, na mortadela italiana como a mais saudável: carne suína de boa qualidade, e poucos aditivos.

A mortadela de aves, com frango ou peru, tem menos gordura e menos calorias em relação à suína. A Bologna é suave, enquanto a italiana é mais calórica, contém vitaminas e sais minerais, tem carne 100% suína com 20% de gordura. E a mortadela brasileira se revela uma festa: embutido de diferentes carnes, boi, ave, porco, com mais gordura e sódio, e também amido e proteína de sódio. Tem metade de carne na composição e o resto de gordura, miúdos, vegetais e açúcar.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here