Haiti vive caos com centenas de mortes, estupros e queimados vivos – 11/05/2023

0
6

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (11). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Violência das chacinas toma as ruas do Haiti. A ONU (Organização das Nações Unidas) alerta para o nível de violência extrema das ações atribuídas a grupos criminosos que controlam vários bairros da capital do Haiti. Nos primeiros três meses deste ano, o número de assassinatos chega a 846, mas pode estar subestimado.

As gangues utilizam a violência sexual para espalhar o terror na população, e também franco-atiradores contra pedestres e residências. Em ônibus, pessoas foram queimadas vivas. Uma porta-voz do Alto Comissariado da ONU pede o envio urgente de uma força internacional de apoio para ajudar as autoridades locais a conter a violência.

Discurso contra a corrupção era realidade paralela. Durante o governo de Jair Bolsonaro, a Polícia Federal reduziu drasticamente o número de presos em ações de combate à corrupção. Em 2019, foram realizadas 421 prisões. No ano seguinte, foram 340. Depois o número cai para menos da metade, foram 144 prisões em 2021 e, finalmente, no ano eleitoral de 2022, apenas 42 presos no tema do combate à corrupção.

Os números foram obtidos pela ONG Transparência Internacional Brasil e divulgados com exclusividade pelo UOL em reportagem de Juliana Dal Piva. A Transparência Brasil cita interferência de Bolsonaro em órgãos de investigação, com várias trocas de diretores e delegados da PF no período, cujo objetivo pode ter sido o de proteger o ex-presidente e sua família.

Um oficial do Exército em apuros. Mauro Cid, o tenente-coronel que foi ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro, trocou de advogado para tentar sair da prisão. Quem passou a defendê-lo é o criminalista Bernardo Fenelon, especialista em delação premiada e crimes do colarinho branco.

Na semana passada, Cid foi preso pela Polícia Federal na operação que investiga falsificação de carteiras de vacina para Bolsonaro e assessores seus. Esse é o motivo que levou o oficial a uma cela do Batalhão de Polícia do Exército, mas ele também se envolveu no caso das joias da Arábia Saudita que o ex-presidente tentou recuperar. A família de Mauro Cid optou por uma linha de defesa que se preocupe menos com Bolsonaro e mais com o ajudante-de-ordens. Sobre o tema das vacinas, Bolsonaro depõe no dia 16 à PF.

E se eu for expulso ganho quanto? Jogos de futebol das séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2022, além de torneios estaduais deste ano, estão sob suspeita de manipulação. Muitas manipulações, dezenas delas. O Ministério Público de Goiás denunciou à Justiça 16 pessoas, entre atletas e empresários, por organização criminosa e fraude ao Estatuto do Torcedor. Já são 53 os jogadores citados na Operação Penalidade Máxima.

Na quarta (10), o ministro Flávio Dino (Justiça) colocou a Polícia Federal na jogada, a pedido da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O grupo de fraudadores agia para apostar e ganhar dinheiro em lances como, por exemplo, o recebimento de cartões amarelos. Existe até tentativa de jogador provocar a expulsão de si mesmo para lucrar nas apostas. Houve ações em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O repórter Thiago Arantes afirmou na quarta (10) que os documentos da investigação são assustadores: “Parece a convocação de uma seleção só com nomes de jogadores dispostos a mudarem eventos em troca de dinheiro”.

Ferramenta de busca se renova com IA. Em conferência com desenvolvedoras na quarta (10) em Mountain View, na Califórnia, a empresa Google anunciou que Gmail, Planilhas e Documentos, produtos que fazem parte do cotidiano de tanta gente, vão receber novos recursos da IA (inteligência artificial). A redação de textos e a montagem de planilhas ganham agilidade, geradas automaticamente, partindo do zero, a fim de aumentar a produtividade das pessoas.

E a ferramenta de busca, vaca leiteira da empresa, escreve Guilherme Tagiaroli, também vai passar por grandes mudanças, mostrando respostas em etapas, a partir de novas perguntas. Como se fosse uma conversa com ferramenta que presta atenção em você. Não faz muito tempo um dos padrinhos da IA, o premiado Geoffrey Hinton, pediu para sair do emprego no Google assustado com a invasão de textos e fotos falsas nas redes. Ele alertou sobre o uso sem limites da inteligência artificial.

Sampa e Rio nas melhores comidas típicas do mundo. Nem os temperos multiculturais do Nordeste nem as comilanças coloniais do Sul. Foram as metrópoles São Paulo e Rio que largaram na frente no ranking da enciclopédia TasteAtlas que classifica as 50 cidades com melhores comidas típicas do mundo. Na 13ª colocação, São Paulo está muito à frente do Rio, em 32º. O guia destaca o uso abundante de carnes na gastronomia paulistana, indicando lugares para sanduíches de mortadela e churrasco.

No Rio, a feijoada de boteco, os frutos do mar, os sucos e vitaminas de frutas, com aquela vista privilegiada nos quiosques de praia, são as delícias recomendadas. Na lista de 50 cidades, venceram esse distinto campeonato de comida duas italianas (oh, surpresa), Florença e Roma, e em terceiro ficou uma capital latino-americana, Lima, no Peru. Hong Kong bate Paris. Veja a lista completa.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here