Registro de filha de Cid é anterior à vacina liberada para crianças – 05/05/2023

0
8

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (05). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Inconsistências em datas, marcas e local. O tenente-coronel Mauro Cid, ajudante-de-ordens de Jair Bolsonaro, foi preso na quarta (03). Os registros de vacinação das filhas de Cid, investigados como fraudulentos pela Polícia Federal, indicam datas esquisitas: elas teriam tomado a primeira dose da imunização contra a covid-19 em Duque de Caxias (RJ), quando a vacinação para crianças e adolescentes no Brasil ainda não havia começado.

A PF investiga um terceiro registro falso de vacina para Bolsonaro, segundo o qual uma dose da Janssen teria sido aplicada em São Paulo. O posto de saúde informou a CGU que o ex-presidente nunca esteve ali. Veja o vídeo explicando a investigação que apreendeu o celular do ex-presidente e prendeu alguns de seus assessores por fraude na vacina.

Viagem cancelada, indulto derrubado. Jair Bolsonaro cancelou a viagem que faria a Portugal para evento em maio. A Cimeira Mundial da Direita, que tem entre seus organizadores o partido português Chega, foi adiada porque também o ex-presidente Donald Trump não confirmou presença.

No dia seguinte à prisão de assessores, Bolsonaro também viu ruir o seu indulto ao deputado federal Daniel Silveira, condenado e preso por ataques ao STF. Para Leonardo Sakamoto, o antigo “mártir do bolsonarismo” deixou de ser útil e pode estar a caminho da delação premiada.

São Paulo faz mutirão pró-vacinas no sábado. Liberou para maiores: na cidade de São Paulo a vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19 começa a ser aplicada no sábado (6) para toda a população acima de 18 anos. A cidade recebeu 1 milhão de doses do Ministério da Saúde e aproveita para promover o Dia D de Multivacinação, contra várias outras doenças. Pode receber a bivalente quem completou o esquema básico de duas doses contra a covid-19 ou já fez o reforço.

Zé Gotinha virou meme nesta semana. O mascote brasileiro da vacinação apareceu sorrindo muito e viajando de avião, vestido de policial federal, até como fantasia de ministro. O personagem foi criado pelo artista mineiro Darlan Rosa e estreou na década de 1980 para erradicar a poliomielite. Funcionou, a roupa lúdica atrai crianças, diminui o medo. O Brasil erradicou a pólio em 1994.

Vem aí o abono de final de ano. Antes de embarcar para Londres, onde acompanha a coroação do rei Charles 3º, o presidente Lula confirmou por decreto, na quinta (4), a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas neste semestre ainda. Cerca de 30 milhões de brasileiros vão receber o abono em maio e junho, seguindo o calendário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O gasto do governo federal será de R$ 62,6 bilhões com a medida. A boa notícia foi divulgada na sequência de derrota do governo Lula na Câmara dos Deputados, no tema do saneamento. Mariana Londres escreve sobre alternativas em estudo para evitar novos problemas no Senado, como edição de MP ou mudança de trechos no decreto.

Garimpeiros que persistem “são muito perigosos”. A ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas) enfrenta forte oposição no Congresso, da bancada ruralista e seus apoiadores nos estados, e tensão crescente a partir da retomada da demarcação de terras indígenas. As coisas pioraram nesta semana com a morte de pelo menos 13 pessoas em Roraima, no território yanomami. “Os indígenas reagem para não morrer”, diz a ministra sobre a violência.

Em entrevista à DW, ela conta que os garimpeiros ilegais agora trabalham à noite para escapar das equipes do Ibama e das forças policiais. Segundo ela, cerca de 70% dos invasores já saíram, e os que persistem no garimpo “são muito perigosos”, com indícios de participação no crime organizado. Leia em Ecoa sobre as dificuldades do novo ministério, a saúde e alimentação nas aldeias e os planos de mais demarcações.

Três dias de comemoração no Reino Unido. Agora falta pouco para um grande evento do ano, a coroação do rei Charles 3º e da rainha Camilla, com transmissão ao vivo (no Brasil, a partir das 6h de sábado) para o mundo. Tudo muito solene e sério, mas ao mesmo tempo tem aquela alegria no rosto dos convidados e dos súditos da família real que tomarão as ruas do Reino Unido, não só de Londres.

A Abadia de Westminster recebeu 38 coroações, desde 1066. Elizabeth 2ª foi coroada ali em 1953. Charles usa a Coroa de São Eduardo, a mais antiga entre as britânicas, veste roupas douradas e o manto imperial. Camilla vai receber o mesmo ornamento da rainha Mary, mulher do rei George 5º, e agora ela passa a ser rainha, não mais rainha consorte nas orações. O rei tem poderes sobre a Igreja e também sobre o Parlamento: nomeia, discursa, consente. A festa da coroação dura três dias, com clubes, comunidades, famílias oferecendo comida e bebida em “The Coronation Big Lunch”. Domingo tem show no Castelo de Windsor com Lionel Richie, Kate Perry, Andrea Bocelli e grande elenco.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here