Malas coloridas do tráfico intrigam policiais em aeroportos – 08/05/2023

0
7

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (08). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

‘Mulas’ em grupo, inovação do crime organizado. Um cão farejador bem jovem ajudou a Polícia Federal a prender oito pessoas com cocaína no Aeroporto de Fortaleza (CE). Eram três homens e cinco mulheres a caminho de Portugal, despachando malas idênticas em tamanho e modelo, mas diferentes na cor. No dia seguinte, um novo festival de cores: malas parecidas, com a droga escondida na estrutura, foram detidas com passageiros em Recife.

A PF também ficou intrigada com o grupo grande: em geral, as ‘mulas’ do tráfico viajam solitárias. Os suspeitos disseram que receberiam, cada um, R$ 15 mil para transportar cerca de 3 kg de cocaína até Lisboa. Agora, eles podem pegar até 25 anos de prisão, se condenados. A investigação prossegue para identificar os financiadores do crime.

Nova Constituição do Chile substitui a de Pinochet. Os chilenos foram às urnas no domingo (7) e elegeram representantes da ultradireita para o conselho que vai discutir a nova Constituição do país. Saiu derrotado o presidente Gabriel Boric, de esquerda. O grupo governista ficou com 17 vagas, enquanto o Partido Republicano garantiu no voto 22 dos 50 conselheiros.

Na prática, a direita ficou com a maioria absoluta de 33 cadeiras, e poderá negociar as mudanças na Constituição do Chile sozinha, sem conversar com os opositores. O resultado é histórico.

O agro encontra os xamãs no horário nobre. Começa com uma emboscada na disputa por terras (e por água) a nova novela de Walcyr Carrasco na Globo, na faixa das 21h. Terra e Paixão escolheu para vilões os personagens de Tony Ramos e Glória Pires, poderosos no agronegócio; apresenta um núcleo de povos originários, de etnia do Centro-Oeste, e outro de trabalhadores cooperativados. Bárbara Reis se emocionou domingo (7) no Fantástico ao falar sobre a sua heroína. “Colocar pessoas negras nesses lugares é histórico”, diz.

São temas importantes para a ficção transformar, conectados com as duras notícias do dia, em tempos de indígenas atacados por garimpeiros fortemente armados e novas invasões de propriedades privadas no Brasil. Walcyr Carrasco tem novelas campeãs de audiência no currículo e escreveu Verdades Secretas, vencedora do Emmy. Leia aqui sobre a trama e o elenco da novela.

PF investiga barreiras da PRF na eleição. A Polícia Federal remarcou para esta segunda (8) o depoimento de Anderson Torres, ex-secretário de Segurança do Distrito Federal. Ele está preso desde janeiro por suspeita de omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro, mas o assunto de hoje é outro, refere-se ao inquérito que investiga a interferência da Polícia Rodoviária Federal no segundo turno da eleição.

Na época, Torres era ministro da Justiça do governo Bolsonaro e tinha a PRF entre seus subordinados. As estradas do Nordeste, reduto eleitoral do candidato Lula (PT), registraram vistorias em número bem maior que as do primeiro turno, retardando o acesso de eleitores às urnas.

Os laços de EUA, China e Brasil para socorrer o Haiti. Com gangues violentas ameaçando homens, mulheres e crianças, sobretudo em Porto Príncipe, o Haiti vive grave crise humanitária e precisa de ajuda. O governo do presidente Joe Biden aposta nas boas relações do governo Lula com a China para recriar uma operação de paz da ONU no país do Caribe, informa Jamil Chade com exclusividade para o UOL.

Na semana passada, o tema foi tratado por Celso Amorim, assessor especial de Lula, e a embaixadora dos EUA para a ONU, Linda Thomas-Greenfield. “A ONU defende a criação de força de apoio especializada. A entidade conta 530 pessoas mortas em atos de violência liderados por gangues em 2023”, registra o colunista. Os chineses importam muito na negociação porque adotaram postura crítica em relação à política externa norte-americana. A seção Nas Ruas, de TAB, traz a visita a um memorial de Xangai que mostra como a China, rica e orgulhosa, pode reescrever o seu passado, minimizando os problemas e focando nas conquistas.

Receitas de afeto e ‘comfort food’ em português. Palmirinha Onofre veio antes, estava lá, na TV brasileira, ensinando a fazer comida na década de 1990, quando os programas parecidos não eram diários nem competições. Num belo dia ela fez 30 sonhos de creme para vender porque faltou dinheiro para o uniforme das filhas, continuou inventando salgadinhos, empadinhas de frango cremoso (veja as receitas em reportagem de Nossa), e virou lenda. Foram 11 anos na TV Gazeta, onde nasceu o bordão “minhas amiguinhas e meus amiguinhos”, e mais tarde o Programa da Palmirinha, na Fox Life, de 2012 a 2015.

Na última entrevista à Folha de S.Paulo, em julho de 2022, ela contou que chorava vendo gente pedindo comida e passando por dificuldades na pandemia. Cozinhou dos cinco aos 90 anos. “Gosto de fazer bife à milanesa, acebolado, arroz, galinhada”. Estava internada desde abril e morreu devido a problemas renais crônicos. O velório é nesta segunda (8) no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, das 9h às 17h, aberto ao público das 11h às 13h.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here