Facção criminosa patrocina o garimpo ilegal em terras indígenas – 03/05/2023

0
10

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (03). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Integrantes do PCC fazem serviço de seguranças. Os aviões que transportam ouro no garimpo em Roraima, na Terra Indígena Yanomami, também levam drogas para outros estados e países. A afirmação é do sociólogo Rodrigo Chagas, pesquisador da UFRR e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, conectando o tráfico internacional do crime organizado à violência do garimpo ilegal no Brasil.

Nesta semana, em área de confronto em Roraima, oito corpos de não-indígenas foram encontrados boiando na água em região de garimpo. A Polícia Federal apura as causas das mortes e enviou para o local equipes de elite. No domingo (30), quatro homens foram mortos, segundo o governo federal, por ações de repressão ao garimpo ilegal.

Quando o Google virou caso de polícia. Relator da PL das Fake News, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) pediu o adiamento da votação do projeto na noite de terça (2). Foram dias de embates difíceis envolvendo governantes, oposição e as big techs. Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a Polícia Federal vai ouvir os presidentes das grandes plataformas (Google, Meta e Spotify) sobre divulgação de desinformações. Moraes vetou a expressão “PL da Censura” em anúncios das plataformas; a decisão do ministro cita abuso de poder econômico e contribuição com a desinformação praticada pelas milícias digitais.

Entenda no texto da Lupa vários pontos do projeto de lei: a quem se aplica; a novidade do “dever de cuidado” das plataformas contra terrorismo, racismo e crimes contra crianças e mulheres, entre outros; a imunidade parlamentar; o pagamento a veículos jornalísticos; relatórios de transparência semestrais etc.

Abin e ministra defendem diálogo com invasores. No Pará, o governo Lula começa a expulsar nesta quarta (3) os invasores da Terra Indígena Alto Rio Guamá, uma área de 280 mil hectares onde vivem cerca de 2.500 indígenas e 1.600 não-indígenas. Foram identificados problemas graves, como extração ilegal da madeira e tráfico de drogas ali.

A ministra Sônia Guajajara torce para que aconteça a saída pacífica de invasores e posseiros, de maio a julho. A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) participa da operação que parte de uma decisão judicial adiada por quase dez anos, desde 2014, nunca cumprida. Vivem na área, demarcada em 1993, os povos Tembé, Kaapor e Timbira.

Coroa do rei tem 2,2 kg, vestido da rainha é mistério. “Quando um homem se cansa de Londres, ele se cansa da vida, porque há em Londres tudo o que a vida pode oferecer”. A frase famosa é do escritor Samuel Johnson. Nessa semana, a capital britânica oferece inclusive uma coroação. O rei Charles 3º recebe no sábado (6) a coroa de St. Edward na Abadia de Westminster. A mesma peça de ouro, guardada na Torre de Londres, coroou o rei Charles 2º em 1661.

Adivinha quantas pedras preciosas e semipreciosas tem na coroa? São exatamente 444, muitas águas-marinhas, algumas safiras, mais topázios, rubis, ametistas. O rei recebe anel, cetro e o orbe, este simbolizando, desde a Idade Média, que a autoridade do monarca tem relação com Deus. Camilla, a rainha consorte, escolheu para vesti-la o estilista Bruce Oldfield, o mesmo que fez a princesa Diana virar ícone fashion. Leia aqui sobre o costureiro da rainha, filho de mãe irlandesa e pai jamaicano, um gênio na construção de espartilhos internos.

Provocação durante o gancho. Alguns atletas são ídolos, e o que eles aprontam nas redes sociais tem repercussão. Foram duras as penas impostas ao jogador de vôlei Wallace e à CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), que permitiu que ele jogasse a final da Superliga no domingo (30), desrespeitando suspensão anterior.

Na terça (2), o Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) suspendeu o CBV por seis meses, recomendando que Banco do Brasil e Ministério do Esporte cortem patrocínios. E Wallace teve ampliada a sua pena para cinco anos de suspensão. Tanto para clubes como para a seleção brasileira. O jogador incitou a violência contra o presidente Lula em postagem no Instagram e a Advocacia Geral da União denunciou o caso.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here