STF torna réus cem primeiros acusados de envolvimento em atos golpistas – 25/04/2023

0
8

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (25). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Por 8 votos a 2, o STF aceitou a primeira leva de denúncias contra acusados de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro. A decisão torna réus cem envolvidos. Os dois ministros indicados por Bolsonaro (André Mendonça e Kassio Nunes Marques) votaram contra, no que Reinaldo Azevedo chama de normalização do golpismo. O julgamento do segundo lote de denúncias, com 200 pessoas, começou na virada de ontem para hoje e vai até dia 2 de maio. Alexandre de Moraesvotou a favor.
……………………..
Graças a um laudo psiquiátrico, o ex-ministro Anderson Torres conseguiu o adiamento de novo depoimento que estava marcado para ontem. Bom para Bolsonaro, diz Josias de Souza. Segundo Wálter Maierovitch, Torres não quis falar antes do depoimento de Bolsonaro; atestado só ajudou.

******************
VACINA CONTRA COVID

Pouco procurada pelos grupos prioritários, a vacina bivalente contra covid foi liberada pelo Ministério da Saúde para todas as pessoas com mais de 18 anos que já tenham tomado pelo menos duas doses do imunizante monovalente, a última delas há pelo menos quatro meses. Estados e municípios precisam criar seus cronogramas de vacinação.

******************
CRISE NO GSI

Carla Araújo revela que Lula já conversou com um possível substituto para Gonçalves Dias no comando do GSI. É o general da reserva Marcos Antônio Amaro dos Santos, que exerceu função semelhante no governo Dilma e foi indicado ao presidente pelo comandante do Exército.

******************
SOB NOVA DIREÇÃO
O governo Lula articula a liberação de verbas extras (R$ 3,5 milhões a R$ 7 milhões por cabeça) para ampliar sua base no Congresso.
……………………..
Lula citou a luta contra a censura na ditadura militar ao entregar o Prêmio Camões a Chico Buarque e disse que a cerimônia, com quatro anos de atraso, corrigia “um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira”. Principal honraria literária da língua portuguesa, o Prêmio Camões foi concedido a Chico em 2019, mas Bolsonaro se recusou a assinar o diploma que oficializava a premiação.
……………………..
A FRASE

Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para a assinatura do nosso presidente Lula.
Chico Buarque, alfinetando Bolsonaro ao receber o Prêmio Camões.
……………………..
Coincidindo com o Acampamento Terra Livre, o governo Lula deve anunciar esta semana a abertura de concurso para preencher 500 vagas na Funai.

******************
VAGA SUPREMA

Carolina Brígido explica como crises no governo e viagens de Lula adiaram a nomeação de novo ministro do STF. O nome pode sair esta semana, com a volta do presidente.

******************
CERCADINHO
Jamil Chade
conta como os sauditas recorreram a joias, promessas e lobby para tentar a simpatia de Bolsonaro.
……………………..
Mais uma informação levantada por Jamil Chade: investigadores do Tribunal Penal Internacional estão interessados em denúncias contra Bolsonaro.
……………………..
A Justiça recusou resposta da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal sobre visita sigilosa que sua então secretária e hoje vice-governadora, Celina Leão, recebeu em 2020 de Jair Renan (04) Bolsonaro: “Erro ou sonegação”.

******************
SEU BOLSO

Renda passiva: como e quanto investir para poder parar de trabalhar.

******************
NA NEWSLETTER OLHAR OLÍMPICO

Na edição desta semana, Demétrio Vecchioli analisa as chances de atletas brasileiros conseguirem vaga para disputar a Olimpíada de Paris. Para receber toda segunda o boletim, inscreva-se.

******************
NA NEWSLETTER VIVABEM

A dica da edição de segunda-feira do boletim é uma verdadeira mão na roda: como montar um sanduíche para fazer dele uma refeição saudável. Cadastre-se para receber a newsletter às segundas, quartas e sextas.

******************

Mundo da bola

bota - Jhony Pinho/AGIF - Jhony Pinho/AGIF

Júnior Santos, do Botafogo, comemora gol marcado sobre o Bahia

Imagem: Jhony Pinho/AGIF

O Botafogo venceu por 2 a 1 o Bahia pelo Brasileirão.
……………………..
No Brasileirão Feminino, o Inter bateu o Corinthians por 2 a 0.
……………………..
Os resultados da rodada.
……………………..
Mudou o calendário da Libertadores. A final, no Maracanã, foi antecipada para 4 de novembro, um sábado.
……………………..
Estreou o documentário Inimigos Íntimos, produzido pelo UOL, que cobre a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras no período de fevereiro de 1999 a junho de 2000, com 14 jogos eletrizantes.
……………………..
Torcedores do Corinthians protestaram contra a diretoria e a contratação de Cuca no Parque São Jorge.

******************

Pelo mundo

tucker - Reprodução/Facebook Jair Messias Bolsonaro - Reprodução/Facebook Jair Messias Bolsonaro

Bolsonaro ao lado do jornalista Tucker Carlson no Palácio do Planalto em 2022

Imagem: Reprodução/Facebook Jair Messias Bolsonaro

A Fox News anunciou a saída do âncora Tucker Carlson, estrela da direita norte-americana.
……………………..
Cientistas dos EUA anunciaram ter decifrado o mistério de um calendário maia com ciclo de 819 dias.

******************
VIVABEM
O que acontece no corpo de quem vive estressado (e muita gente no Brasil vive assim).
……………………..
Saúde do fígado: sete doenças e condições que afetam o órgão, que sofre calado, mas manda recado.
……………………..
Lúcia Helena
conta o que os avanços no tratamento da hemofilia podem ensinar sobre saúde.

******************
TRAGÉDIA AMBIENTAL

Barragem de Belo Monte provoca morte de peixes no Xingu e afeta população ribeirinha: “A boniteza daqui acabou?”

******************

UOL Prime

prime - Arte/UOL - Arte/UOL

UOL Prime – racha em São Paulo

Imagem: Arte/UOL

Perigo a 250 km/h nas marginais de São Paulo: por dentro do submundo dos rachas, com disputas marcadas pela internet e dinheiro levantado pela venda de rifas e pela monetização de vídeos em plataformas como YouTube e Instagram.

******************
BBB 23

Xepa, VIP, liderança, paredões e poderes: os recordes do BBB 23, que termina hoje.
……………………..
A campeã leva o carro mais caro e potente da história do reality – uma Silverado com o mesmo motor 6.2 V8 aspirado do Camaro, calibrado para render 426 cv de potência.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here