Em tentativa de recomeço, militares cortejam STF e Lula – 31/03/2023

0
7

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (31). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Depois da crise provocada pelo comportamento das Forças Armadas (especialmente o Exército) nos atos golpistas de 8 de janeiro, os militares vêm tentando se reaproximar do STF e ter mais contato com Lula. Parece que está funcionando. Lula tem se reunido com os comandantes das Forças Armadas praticamente toda semana, e ministros do STF avaliam que as relações voltarão à “normalidade institucional”.
……………………..
Passada a era Bolsonaro, o golpe de 64 faz aniversário (59 anos) hoje sem celebração e com revisão de anistias. O Exército ameaça punir seus integrantes da ativa que comemorarem a data. Generais da reserva não são sujeitos à ordem.
……………………..
Depois do corte de verba feito por Bolsonaro, ficou paralisada a análise de ossadas da vala de Perus, local em São Paulo usado pela ditadura para enterros clandestinos.

******************
ÂNCORA FISCAL

Na Bolsa aparentemente a proposta do governo Lula para substituir o teto de gastos foi bem recebida: o índice de ações subiu 1,89%. José Paulo Kupfer lembra que a âncora depende de uma combinação com o Congresso (talvez facilitada porque ela não trava emendas parlamentares; deputados e senadores devem receber a proposta para ser votada na semana que vem – estão à espera dos detalhes, diz Tales Faria).
……………………..
A FRASE

Não estamos pensando em CPMF, em acabar com o Simples, em reonerar a folha de pagamento, não é disso que se trata.
Fernando Haddad, para depois dizer que pretende fazer que setores que não pagam impostos passem a pagar.

******************
SOB NOVA DIREÇÃO

Sem conseguir propostas de fornecimento de insulina, o Ministério da Saúde vai tentar comprar emergencialmente o produto. O estoque acaba em abril.
……………………..
Mês que vem o STF ganha plaquinha de “Temos vagas”. Lewandoski anunciou que se aposenta dia 11.

******************
CERCADINHO

Bolsonaro chegou a Brasília, deixou a ver navios seus apoiadores no aeroporto, foi à sede do PL, elogiou o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e disse que Michelle não tentará se eleger para o Executivo. E só. Voltou ao Brasil muito menor do que saiu, analisa Ricardo Kotscho.
……………………..
Novos tempos também para o empresário Luciano Hang, que abandonou a militância bolsonarista e escolheu novo inimigo: empresas chinesas de comércio eletrônico.

******************
SÓ PARA MENINOS

Carolina Brígido conta que no ano passado 40% dos partidos descumpriram a regra que determina o emprego de pelo menos 30% do Fundo Eleitoral em candidaturas femininas.

******************
HISTÓRIA SOB RISCO

André Santana revela que o terreiro de candomblé mais antigo do Brasil corre risco de ser destruído por uma construção erguida em terreno vizinho.

******************
SEU BOLSO

Os componentes de painéis solares terão carga zero de impostos federais, mas o preço para quem for comprar não vai cair já. Mariana Londres explica.

******************
MORTE NA ESCOLA

A Justiça quebrou o sigilo telefônico do aluno que matou uma professora a facadas em uma escola estadual de São Paulo. “Ele estava com raiva do mundo”, diz outra professora também atacada.
……………………..
As escolas paulistas precisam registrar casos de violência, mas diretores dizem que depois o governo não toma nenhuma medida.

******************
NA NEWSLETTER UOL INVESTIMENTOS

O tema do boletim é no que aplicar para ganhar com a inflação. Cadastre-se para receber toda quinta dicas de investimentos

******************
NA NEWSLETTER CARDÁPIOS PARA EMAGRECER

Quer receber em seu email todo sábado um cardápio de refeições para a semana inteira, mais uma receita especial, para emagrecer com saúde? Inscreva-se.

******************

Mundo da bola

sport - Rafael Vieira/AGIF - Rafael Vieira/AGIF

Vagner Love durante partida contra o ABC

Imagem: Rafael Vieira/AGIF

O Sport venceu o ABC por 1 a 0 (golaço de voleio de Vagner Love) e pega o Ceará na final da Copa do Nordeste.
……………………..
Lula assinou ontem decreto de incentivo ao futebol feminino e falou em jogar uma pelada com a seleção.
……………………..
O NÚMERO
R$ 910,5 milhões

É a dívida do Corinthians.
……………………..
Problema central para a seleção brasileira: quem fica nas laterais?
……………………..
Guilherme Ravache
conta por que o futebol está se tornando o pior inimigo da pirataria.

******************

Pelo mundo

trump - Ed Jones/AFP - Ed Jones/AFP

Faixa com a frase ‘Trump mente o tempo todo’ é exibida na calçada em frente ao gabinete da Procuradoria de Manhattan, em Nova York (EUA)

Imagem: Ed Jones/AFP

A Justiça dos EUA deve divulgar nos próximos dias o indiciamento de Donald Trump por supostamente ter comprado o silêncio de uma atriz pornô nas eleições de 2016. O ex-presidente pode ter que responder por ter dado declarações falsas (um delito menor) ou por ter descumprido as leis sobre financiamento de campanhas (delito grave).
……………………..
O Vaticano divulgou a doença do papa Francisco: bronquite infecciosa.
……………………..
O Parlamento da Turquia ratificou a adesão da Finlândia à Otan. Agora falta a aprovação do presidente Recep Erdogan.
……………………..
A China elogiou a indicação de Dilma Rousseff para presidir o NDB, o banco dos Brics.

******************
BOAS INICIATIVAS

“Aos 12 anos, eu derrubava árvore”, conta Roberto Brito, que trocou a motosserra pelo turismo na comunidade ribeirinha do Tumbira, no Amazonas.

******************

Telinha

sandler - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix

Adam Sandler e Jennifer Aniston em ‘Mistério em Paris’

Imagem: Divulgação/Netflix

Amado e odiado, Adam Sandler se mostra o rei do “prazer culposo” na Netflix. Ele protagoniza Mistério em Paris, estreia da semana – e 11º filme de sua produtora para a plataforma de streaming.
……………………..
No Globoplay, estreia hoje Viver é Raro, série que mostra como é a rotina de quem tem doenças raras.

******************
ÁGUA(RDENTE) NA BOCA

De candidato a craque no futebol a mago do moscow mule: Marcelo Serrano fez um golaço ao criar a espuminha de gengibre do drinque da moda.

******************



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here