25.5 C
Brasília
20/06/2025
Home Blog

Tem coisas que só acontecem com o Botafogo- como ganhar e “não levar”

0
Foto: Agência Brasil

Até seis meses atrás, um campeão sul-americano vencendo um campeão europeu, em uma partida de Mundial de Clubes representava a glória global!

Um jogo apenas pelo titulo!

Era assim que era!

Botafogo nunca havia disputado Mundial, quando jogou venceu, talvez o mais espantoso europeu dos últimos anos, o PSG, aquele que vem goleando seus pares do Velho Mundo, um a um, incluindo a final do torneio continental, quando aplicou impiedosos cinco a zero na Inter de Milão, maior resultado da história em decisão por lá.

Por certo, em duas décadas, a maior vitoria de um brasileiro, sulamericano contra os tais “EUROPEUSSSSSS”- GRITA Tonho de Martinha

Talvez apenas o Inter contra o Barcelona de Ronaldinho em 2006 tenha esta dimensão, afinal o Corinthians, último campeão mundial local, em 2012 pegou um Chelsea menos badalado e já em desmonte…

Pois ontem, contra todos os prognósticos: Botafogo 1×0 PSG.

Se fosse no ano passado valeria título mundial, ao time da Estrela Solitária!

Já imaginou? O Botafogo que até o ano anterior nunca havia conquistado a América, vencendo o Mundial?

-Nós somos tri mundial em 67, 68 e…

Interrompo o megalomaníaco padrão tupiniquim!

Ainda teve um ingrediente a mais no confronto: os desafetos Kelaifi (dono do PSG) contra Textor (dono do rival francês Lyon e do Botafogo)!

O caubói levou a melhor desta feita.

A vitória, o feito que chocou o mundo, contra lógica, tinha que ser protagonizado pelo Botafogo, agora, contrariando as estatísticas, como uma conquista épica e não uma tragédia alvinegra!

O PESSIMISMO BOTAFOGUENSE

“Só o Botafogo para vencer o melhor time do mundo em um mundial quando isso já não vale título”

“Pior, depois de chocarmos o mundo podemos ser eliminados já na próxima rodada por um natural resultado contra o Atlético de Madrid?!?”

“Coisas que só acontecem o Botafogo!”

Já me confidenciaram, no tradicional tom apocalíptico, os amigos torcedores do Glorioso!

Parece pessimismo exagerado, coisa de torcedor, mas não queira discutir com botafoguenses sobre as próprias dores!?!

O Botafogo é, dentre os clubes mais famosos, reconhecidos do mundo, aquele com menos conquistas no campo.

A FIFA o incluiu na lista dos maiores times do Século XX mesmo à época  nunca tendo vencido um torneio continental!

Olha o peso e envergadura desta camisa!

Mitico, quase divinal, mas, muito mais eternizado em lendas como Garrincha, Nílton Santos e outros imortais do que por canecos levantados.

Mais citado como “maior celeiro dos campeões mundiais pela seleção brasileira” do que por taças, títulos, conquistas de fato!

E isso, aqui não tem qualquer demérito à relação! Só amplia, exalta a paixão e aura botafoguense.

A sina do Botafogo e do botafoguense em referendar este passado, ou continuar a escrever o novo capítulo multicampeão segue.

Difícil vai ser o botafoguense convencional se acostumar a vencer tanto e tão epicamente, seguidamente!

Sem ter que esperar mais de 20 anos pra vibrar com o gol de Maurício empurrando adversário e ser campeão carioca, por exemplo!

O sarrafo agora é outro.

“Nossa Vitória não será por acidente”, diz uma famosa faixa de torcida no Engenhão!

É o Botafogo fugindo de tropeços e reescrevendo a própria história já GLORIOSA!

Marcos Thomaz    

*Este espaço é opinativo. As ideias e conceitos neles contidos não representam o pensamento e linha editorial do site, mas refletem a opinião pessoal do autor

Parto de emergência salva bebê de grávida com morte cerebral

0
Grávida morte cerebral
Grávida morte cerebral

Uma história surreal que ocorreu na Geórgia, nos Estados Unidos, tem chamado a atenção internacional: a americana Adriana Smith, de 31 anos, grávida com morte cerebral, deu à luz. O bebê, chamado Chance, nasceu prematuramente por cesariana de emergência na última sexta-feira (13), com cerca de seis meses de gestação e apenas 850 gramas. Agora, o pequeno luta pela vida em uma UTI neonatal.

O Caso do parto da grávida com morte cerebral

Adriana estava no hospital desde fevereiro de 2025 após sentir uma forte dor de cabeça. Inicialmente tratada como um mal-estar comum, a situação evoluiu rapidamente. No dia seguinte à primeira consulta médica, ela retornou ao hospital com dificuldade para respirar. Foi então diagnosticada com coágulos sanguíneos no cérebro e, pouco depois, teve morte cerebral declarada.

Na época, a jovem estava com nove semanas de gravidez. Desde então, ela estava viva por conta de aparelhos com o único objetivo de permitir que a gestação fosse levada adiante. A decisão ocorreu por conta das rígidas leis antiaborto da Geórgia, conhecidas como “Lei LIFE”, que restringem severamente a interrupção da gravidez após a detecção dos batimentos cardíacos do feto — o que normalmente ocorre por volta da sexta semana.

A Luta de Chance e o Sofrimento da Família

O bebê recebeu o nome de Chance (nome que em inglês significa “esperança” ou “oportunidade”), nasceu com vida e agora enfrenta uma batalha pela sobrevivência na UTI neonatal.

A mãe de Adriana, April Newkirk, expressou seu luto e revolta:

“Nós queríamos o bebê. Ele é parte da minha filha. Mas essa decisão deveria ser nossa, e não do estado.”

Ao mesmo tempo, o desligamento dos aparelhos que mantinham Adriana respirando artificialmente ocorreu nesta terça-feira (17). Além de Chance, ela deixa um filho de 7 anos.

O Debate Sobre as Leis Antiaborto

Assim, o caso do parte de emergência de uma grávida com morte cerebral reacendeu discussões sobre os limites da legislação antiaborto nos EUA, especialmente em situações extremas como essa, em que a paciente já não tinha qualquer atividade cerebral e não pôde expressar sua vontade.

Deputados participam de evento para liberação de emendas impositivas do orçamento estadual

0

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, e diversos deputados participaram, na tarde desta terça-feira (17), da solenidade de autorização do pagamento de impositivas incluídas pelos parlamentares no orçamento estadual de 2025. O evento, comandado pelo governador João Azevêdo, aconteceu na Sala de Multiusos do Centro de Convenções do Estado e contou também com a presença de vários prefeitos.

Na oportunidade, João anunciou a liberação de recursos de cerca de R$ 170 milhões, que impactarão na economia de 204 municípios paraibanos e entidades nas áreas de saúde, educação e infraestrutura urbana, dentre outras ações.

“Essa é uma maneira que o Estado, junto com a Assembleia, encontrou para fazer o recurso chegar cada vez mais rápido aos municípios. Então, é uma ação que integra o Poder Legislativo com o Poder Executivo”, ressaltou o governador João Azevêdo, lembrando que os recursos liberados resultam de uma ação que gera emprego, renda, porque são quase R$ 170 milhões injetados na economia do Estado. “Todos os deputados são atendidos, sem distinção, e com princípio de igualdade”, declarou o governador.

O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, ressaltou que o ato representa mais um reconhecimento do governador João Azevedo ao diálogo permanente que ele mantém com o Poder Legislativo. “É um gesto, uma atitude de reconhecimento e de grandeza que tem o governo do Estado, por entender a importância das emendas impositivas e por entender que os deputados também podem fazer suas indicações de obras e de benefícios para as suas bases, tudo em parceria com o governo do Estado”, disse.

Para o deputado Chico Mendes, líder do governo na Assembleia Legislativa, o ato representa o respeito do governador João Azevedo ao parlamento, aos 223 municípios paraibanos, à sociedade civil organizada e a todos que fazem o estado da Paraíba. “É um sentimento de alegria partilhar com a Paraíba e os paraibanos esse momento. Hoje, nós estamos, obviamente, a cada via, sob presidência de Adriano Galdino, coordenando, avançando cada vez mais com o aumento das emendas impositivas, de forma significativa, com essa relação boa que a Assembleia tem hoje com o governo do Estado, e institucionalmente com os demais poderes, que faz a diferença. Eu acho que esse momento é o momento de comemorar, de compartilhar, de dividir com a Paraíba o bom momento que a Paraíba vive”, acrescentou.

O deputado Tovar Correia Lima disse que o mecanismo que foi criado pelos deputados estaduais da Paraíba, que já existia no Congresso Nacional e nos demais estados da federação, é uma forma democrática de distribuir o orçamento.

O evento, no Centro de Convenções do Estado, reuniu dezenas de parlamentares e prefeitos de todas as regiões da Paraiba, festejando uma conquista das mais importantes da Assembleia Legislativa, que possibilita a todos os seus 36 membros, da bancada governista e da oposição, o direito de analisar, opinar e participar da distribuição dos recursos do orçamento estadual, de forma equânime e democrática.

Lindolfo Pires fortalece contatos com confederações esportivas para impulsionar eventos nacionais na Paraíba

0

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, Lindolfo Pires, esteve no Rio de Janeiro, onde se reuniu com presidentes de diversas confederações esportivas brasileiras. O objetivo principal foi articular e incentivar a realização de eventos esportivos de abrangência nacional na Paraíba, fortalecendo o esporte no estado e promovendo o turismo esportivo.

Uma das agendas incluiu audiências com Radamés Lattari, presidente da Confederação Brasileira de Voleibol. Lindolfo Pires também conversou com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Marco Laporta e a vice-presidente Yane Marques. Essas reuniões visam consolidar parcerias e criar oportunidades para que a Paraíba receba competições de destaque, beneficiando atletas, torcedores e a economia local.

Outro ponto importante foi o contato com Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVELA), que tem promovido o desenvolvimento da vela esportiva no Brasil, apoiando atletas olímpicos e projetos de inclusão social através do esporte.

Além disso, o secretário também dialogou e com o diretor executivo da Confederação Brasileira de Ginástica, Ricardo Resende. Em maio, o governador João Azevêdo anunciou que a Paraíba vai receber, pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, que irá acontecer entre os dias 9 e 16 de novembro, em João Pessoa.

Lindolfo Pires reforça o compromisso da Paraíba em se tornar um polo de eventos esportivos de grande porte, estimulando o crescimento do esporte e o desenvolvimento social na região. “Com essas ações, o Governo da Paraíba busca atrair mais competições nacionais, fortalecer sua infraestrutura esportiva e promover a inclusão social por meio do esporte de alto nível”, comentou.

Brian Wilson, gênio dos Beach Boys, morre aos 82 anos

0
Brian Wilson - Foto: Divulgação/Site do músico
Brian Wilson - Foto: Divulgação/Site do músico

O mundo da música perdeu um de seus maiores gênios criativos. Brian Wilson, fundador dos Beach Boys, compositor de clássicos atemporais e arquiteto do som californiano, faleceu aos 82 anos, conforme anunciado em suas redes sociais.

“É com o coração partido que anunciamos o falecimento do nosso querido pai, Brian Wilson. Estamos sem palavras neste momento. Sabemos que estamos compartilhando nossa dor com o mundo.”
— Família Wilson

Wilson deixa um legado revolucionário na música pop, com canções que definiram uma geração e influenciaram artistas como The Beatles, The Rolling Stones e Paul McCartney, que certa vez chamou “God Only Knows” de “a maior música já escrita”.

Brian Wilson em Números: O Mestre da Harmonia

Destaque Detalhe
Nascimento 20 de junho de 1942, Inglewood, Califórnia
Morte 11 de junho de 2025 (82 anos)
Banda The Beach Boys (fundador em 1961)
Principais Hits “God Only Knows”, “California Girls”, “Good Vibrations”, “Wouldn’t It Be Nice”
Álbum Mais Aclamado Pet Sounds (1966) – Inspirou Sgt. Pepper’s dos Beatles
Problemas de Saúde Esquizofrenia e distúrbio neurocognitivo (diagnosticado em 2024)
Carreira Solo Turnês e álbuns aclamados, incluindo Smile (finalmente lançado em 2011)

A Vida e a Obra de Brian Wilson

🎸 O Nascimento dos Beach Boys e o Som da Califórnia

Formada em 1961 com seus irmãos Dennis e Carl, o primo Mike Love e o amigo Al Jardine, a banda definiu o “California Sound” – uma mistura de surf music, harmonias vocais complexas e letras sobre juventude, carros e amor.

🎶 Pet Sounds: O Álbum que Mudou a Música

Ao mesmo tempo, em 1966, Wilson criou Pet Sounds. Este disco era tão inovador que Paul McCartney o citou como inspiração direta para Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Apesar de não ter sido um sucesso comercial imediato, hoje é considerado um dos melhores álbuns da história.

😢 Batalhas Pessoais e o Projeto Perdido

Brian Wilson lutou contra problemas mentais por décadas, incluindo esquizofrenia e depressão. Seu projeto mais ambicioso, Smile, ficou parado desde os anos 60 e só teve conclusão 44 anos depois, em 2011, tornando-se um marco de sua resiliência.

🎤 Carreira Solo e Visita ao Brasil

Além dos Beach Boys, Wilson teve uma carreira solo celebrada, incluindo uma turnê em 2004 onde tocou no Brasil, apresentando Smile e seus maiores sucessos.

Avião decola e volta a João Pessoa após bater em pássaro

0
Avião. Foto: Governo Federal
Avião. Foto: Governo Federal

Leve turbulência, um barulho estrondoso e mudança repentina de rota.

Viagem abortada!

O roteiro acima ocorreu na manhã desta terça-feira, no aeroporto que atende a Grande João Pessoa.

Uma aeronave da empresa Gol, que fazia a linha João Pessoa-Guarulhos, decolou junto a capital paulista, quando colidiu com um pássaro e teve que retornar, pousando emergencialmente no Aeroporto Internacional Castro Pinto.

A aeronave tinha 180 passageiros a bordo, que foram obrigados a descer e serem realocados em outros vôos pela própria Companhia Aérea.

O avião ficou em solo paraibano, onde passa por manutenção.

O fenômeno no dicionário da aviação é chamado de Bird Strike.

Apesar de pouco conhecido pela população e usuários de rota aérea em geral é um fator de preocupação nos manuais de segurança.

Curiosamente, os acidentes com pássaros no Brasil, tem como principal local de preocupação e registros de casos o Aeroporto de Guarulhos, destino do vôo cancelado hoje na Paraíba.

Além de Guarulhos, a lista com aeroportos mais afetados pelo fenômeno Bird Strike são os aeroportos de Porto Alegre, Brasília, Salvador e Viracopos, em Campinas.

Já os pássaros que mais colidem com aviões são da espécie quero-quero, seguidos de carcarás e urubus.

Marcos Thomaz

É tempo de dar nomes aos bois e sonhar com gente virando reborn

0
Foto: Agência Brasil

Tem gente que acha bicho melhor que muita gente!

Aliás, é apenas questão de tempo para termos mais Pet Shop que farmácia nas ruas, becos e esquinas brasileiras…

Vai vendo!

Aqui no meu país Nordeste, uma frase é mantra: “cuscuz é melhor que muita gente!”

Também é.

Vou além:

Bebê Reborn é melhor que muita gente”

Calma lá, nem adianta a Associação dos pais de Reborn vir me buscar para adesão.

Sigam com suas insanidades pra lá.

Rebanho de aloprado levando boneco pra lá e pra cá, enchendo até as já congestionadas filas do SUS e outras espécies de patifaria por aí…

Haja remédio pra este povo!

E tome mais farmácia!

É, pensando bem, vai ser difícil, vai precisar muito cachorro de brinquedo (dog toy), gato de boutique, calopsitas, papagaios, porquinhos da índia, tigres brancos e outros exóticos modernosos animais para encher as avenidas de mais Pet Shop que drogaria!?!

Mas, repito, enfaticamente, tem mais doente, sociopata nas ruas, bem mais, do que uns dodóizinhos que andam criando bonecos como se fossem gente!

Bebê Reborn é melhor do que muita gente!

Me diga se a criatura inanimada não vale mais, por exemplo, do que o destemperado que agrediu um bebê, confundindo, exatamente, com um REBORN, reza a lenda, pelo menos.

Imagina se a digníssima mãe do agressor de infantes, à época, pudesse escolher entre um bonequinho inofensivo e um ser vivo perturbadinho?!?!

No máximo do respeitinho, tem gente que é tão miserável que, seria preferível às genitoras, terem ficado com a placenta!

“Vermes que só fazem peso na Terra”, como classifica, cirurgicamente Brown, o Mano!

-Almas sebosas- grita meu amigo pernambucano.

Podia fazer como os Titãs e fazer uma atualização da clássica canção “Nome aos Bois”, em que elenca fascistas de outrora em meio a citações a figuras, no mínimo, controversas em geral.

Imagina se Trump, Bolsonaro, Musk, uns milicos daqui e d`alhures fossem apenas um Reborn?

Imagina se Léo Lins fosse um Reborn?

Marcos Thomaz    

*Este espaço é opinativo. As ideias e conceitos neles contidos não representam o pensamento e linha editorial do site, mas refletem a opinião pessoal do autor

Em clima junino, Viva Usina tem show de Sandra Belê e Xumbrego de Rabeca

0
Sandra Belê. Foto: Divulgação.
Sandra Belê. Foto: Divulgação.

Entre os dias 13, 14 e 15 de junho, a Usina Cultural Energisa recebe mais uma programação do Projeto Viva Usina, com atividades gratuitas e que valorizam a diversidade da cultura paraibana. Em clima de festejos de São João, a cantora Sandra Belê traz o show ‘Nordestina’, unindo tradicionalidade e ousadia, por meio de sons que mesclam o forró, xote, xaxado e baião com o maracatu, a salsa, o rock, entre outros ritmos.

A apresentação começa às 20h, na Tenda da Música, e promete envolver o púbico com a energia e sentimento de pertencimento presente na arte de Sandra Belê. A artista também preparou momentos de brincadeiras e manifestações características das tradições juninas, como quadrilha e correio elegante, que vão transformar a Tenda da Música em uma ilha de forró e muita animação.

O projeto Viva Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução.

Palco Bonde

A programação junina não para por aí. No Palco Bonde, às 21h, tem o show da banda Xumbrego de Rabeca, que traz um repertório com nomes de peso para a cultura nordestina, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Assisão. Liderado por Ninno Amorim, rabequeiro e amante do forró, a banda nordestina carrega ainda em suas apresentações referências a Mestre Ambrósio, Luiz Paixão e Maciel Salu, nomes consagrados no forró da rabeca.

Empreendedorismo criativo 

De sexta a domingo, o Projeto Viva Usina recebe pela primeira vez a Feira Paraíba Vinil, principal evento dedicado à cultura do vinil em João Pessoa, com objetivo de promover o encontro de colecionadores, DJs, selos independentes, brechós e livreiros. Além de 15 vendedores de discos, será possível também encontrar brechó, livros, café, cerveja artesanal, drinks e gastronomia em geral.

Criada em 2023, o evento celebra o vinil e o interesse constante do público pela retomada do disco nos últimos anos, reunindo milhares de pessoas por diversos espaços da cidade, oferecendo música, barracas de venda de discos, livros e também a famosa feira gastronômica.

“O consumo da música está mudando e as pessoas têm dado mais importância a experiências mais significativas e duradouras, uma resposta à efemeridade do streaming. A Paraíba Vinil evidencia isso, criando uma oportunidade para que as pessoas desfrutem dessa experiência que o vinil proporciona”, comentou Sérgio Pacheco, produtor da Feira Paraíba Vinil.

Mostra de Cinema

Em junho, o Viva Usina inova com a Mostra de Cinema, que acontece na sexta 13, às 20h, na Sala Vladimir Carvalho, com a exibição de duas produções paraibanas. Falar sobre religiosidade, ancestralidade e resistência do Quilombo Caiana de Crioulos, na Paraíba é o principal objetivo de Caio Beltrão no documentário ‘Toque de Jurema’. Na obra, o diretor busca contar de forma sensível a força da Jurema como tradição viva, feminina e jovem.

Com versos que tocam a alma, homenagens que atravessam o tempo e vozes que resistem, a Mostra de Cinema conta também com a exibição do documentário ‘Cantoria Pé de Parede na Casa de Severo’, do diretor Flávio Santana.

Na obra audiovisual, Flávio Santana faz o espectador viver uma imersão poética na tradição da cantoria popular do sertão paraibano, encenado no Sítio Angiquinho, município de Monteiro (PB). Por meio do documentário, Flávio revela a beleza e a força da manifestação cultural viva, hoje quase esquecida por uma geração.

Cultura para o público infanto-juvenil

O Domingos na Usina preparou mais uma programação rica para toda a família. Às 16h, Palco Bonde, a Cia Sá Totonha apresenta ‘No reino da Pedra Fina’, projeto de literatura de cordel escrito pelo autor paraibano Leandro Gomes de Barros, considerado o ‘primeiro sem segundo’ da literatura de cordel. Com interpretação de Márcio Maracajá, a apresentação valoriza elementos da literatura de cordel e do teatro de bonecos.

Encerrando a programação, às 17h, na Sala Vladimir Carvalho, a Cia Circo do Asfalto chega com o espetáculo ‘Gran Circo Opará’, obra que mistura elementos circenses, do teatro e da manipulação de bonecos para descrever a história do circo mambembe em viagem pelo sertão brasileiro. Celebrando a cultura popular, a companhia constrói o enredo do espetáculo entrelaçando a história do circo com lendas e mitos do Rio São Francisco, usando a magia, o humor e a reflexão.

Confira a programação completa

Sexta-feira (13 de junho)

16h às 22h: Feira Paraíba Vinil

Local: Área externa

20h: Mostra de Cinema

Local: Sala Vladimir Carvalho

Sábado (14 de junho)

16h às 22h: Feira Paraíba Vinil

Local: Área externa

20h: Sandra Belê

Local: Tenda da Música

22h: Xumbrego de Rabeca

Local: Palco Bonde

Domingo (15 de junho)

16h às 22h: Feira Paraíba Vinil

Local: Área externa

16h: No Reino da Pedra Fina

Local: Palco Bonde

17h: Gran Circo Opará

Local: Sala Vladimir Carvalho

Salão do Artesanato da PB celebra edição 40 como maior programa do país na atividade

0
Foto: SECOMPB

Que o artesanato paraibano é reconhecido internacionalmente por sua originalidade e diversidade já é sabido.

Afinal, são 20 anos, duas décadas, com o estado sediando o maior e mais extensa, em tempo, feira de artesanato do país.

Estamos falando do Salão do Artesanato da Paraíba, que chega, agora em junho a sua 40 edição!

Este número emblemático é celebrado em meio ao Maior São João do Mundo, na cidade de Campina Grande, curiosamente, onde o projeto nasceu.

A atual edição começará na próxima quarta-feira, 11 de junho e seguirá até o dia 29 de junho.

A expectativa é que, nos quase 20 dias de exposição, sejam movimentados mais de 3 milhões em vendas de milhares de peças e uma circulação de quase 10 mil visitantes.

O Salão do Artesanato no Maior São João do Mundo 2025 está localizado na Avenida Severino Cabral, uma das principais de Campina Grande.

Realizado pelo Governo da Paraíba, em parceria com o Sebrae-PB, esta edição homenageia os artesãos que trabalham com macramê e tem como tema “Macramê: A arte de Arrochar o Nó”.

Nesta segunda-feira, 09 de junho, foi apresentada a imprensa e autoridades a estrutura para esta 40 edição do Salão do Artesanato da Paraíba.

Serão centenas de expositores de diversas técnicas, habilidades e matérias-primas, além do macramê, tema desta edição.

O calendário permanente de eventos do Salão do Artesanato além da venda direta in loco, possibilita ao mercado de artesãos locais contatos e networking para vendas, encomendas e contratos futuros, tornando permanente a atividade local.

SERVIÇO
40º Salão do Artesanato
Data: 11 a 29 de junho
Horário: 15h às 22h
Endereço: Avenida Severino Bezerra Cabral, nº 780, em Campina Grande
Ingresso: 1kg de alimento

As lições que ficam para sempre você lembrar em quem votou

0
Voto
Voto nas eleições. foto: Freepik

Entressafra eleitoral em vigência!

Ano espremido entre eleições é aquele período fértil para se analisar os resultados da última “tragédia” das urnas, na prática!

Nunca é tarde, tampouco suficiente para alertar a “geral” sobre aquele importante exercício da democracia!

Vocês lembram em quem votaram nas últimas eleições para o Legislativo?

Traduzindo em miúdos: ô cidadão, você sabe a quem deu uma cadeira na Câmara dos Vereadores da sua cidade? E na Assembleia Legislativa? Quem foi o deputado agraciado com sua dedada?? Na urna, na urna

Se lembra, “ô grória! Se não, senta aí pra gente conversar sobre a relevância disso.
Aqui em João Pessoa o vereador mais votado foi Guga Pet!

Mais de 10 mil pessoenses deram um “voto de confiança” ao atual secretário de Cuidado e Proteção Animal da capital paraibana.

Como a alcunha incorporada ao nome indica, foi a “causa animal” a principal plataforma de campanha do parlamentar.

Foi o mesmo o autor da proposta CarnavAU Pet, uma quase infame ideia de transformar em lei a realização de um evento carnavalesco com os bichinhos de estimação.

O folclore ganhou a dimensão exótica, para não dizer patética que merecia.

Foi motivo de chacota no plenário e além divisas paraibanas…

Nada contra todo tipo de celebração aos animais, menos ainda a causa, mas o que deve ser gestado pelo poder público são ações globais, objetivas, relacionados ao bem estar, como saúde, adoção, proteção e afins…

Debater criação de festividade carnavalesca é típico desta patifaria, picadeiro em que transformaram os parlamentos brasileiros!?!

A representação por nichos sociais é muito relevante, democraticamente, e demonstrativo da pluralidade do modo de vida e maneiras de enxergar o mundo, mas não pode ser uma postura alienante.

Mas, não vou aqui fazer do parlamentar AUAU “Boi de piranha” da questão não.
Longe disso, é apenas um resíduo desta tempestade tóxica que assola os parlamentos brasileiros!

Bancada da Bala, do Boi e Bíblia, o BBB da nossa política e por aí vai…

É um verdadeiro “Circo de Horrores” as propostas que circulam nas Casas Legislativas país afora, sob falso pretexto de defenderem valores e grupos, sociais, econômicos, morais.

Entulhando a fundamental função legislativa com um calhamaço inútil, espetaculoso, para “jogar para a galera”, desperdiçando tempo, que já é pouco em dedicação laboral, na prática.

Afinal, me digam estes parlamentares que trabalham três, muitas vezes, dois dias por semana, mas consideram um absurdo, um atraso produtivo ao país, uma aberração que inviabilizaria o Brasil, uma escala 5×2, por exemplo?

O Congresso Nacional, praticamente paralisado por conta de pressão explícita, implícita, de bastidor, política, por todos os lados em cima da presidência da Câmara Federal, a cargo do paraibano Hugo Mota, para votar uma ultrajante ANISTIA geral aos envolvidos no 08 de janeiro.

Defensores da punição seletiva

O país imerso em suas necessidades fundamentais, seculares e todas as energias de um bloco representativo, curiosamente, aquele de “Deus, Pátria e Família”, dos bons costumes etc e coisa e tal, a despender energia deles e derredor em livrar infratores da força da Lei, afinal, “lugar de criminoso é na cadeia”, mas só se for os outros!

Outra pauta crescente em apelo entre deputados é a mudança, praticamente extermínio da Lei da Ficha Limpa!

A proposta adquiriu ares de urgência para beneficiar, exatamente, o ex-presidente Jair Bolsonaro, enquadrado no modelo atual e inelegível.

Mas, os interesses extremos de lado a lado se cruzam quando a pauta é a impunidade política nacional e a defesa de interesses dos próprios, seja de que lado for…

A mudança da Lei da Ficha Limpa é um exemplo sintomático de agenda suprapartidária para tenebrosas transações brasileiras.

Individualmente, ou em bloco, guardado momentos específicos, ou ao mesmo tempo, do PL ao PT todas as legendas deram apoio, ou abrigo as ideias de alteração na Lei

É “rabo preso” em todo canto, cada um em sua proporção!

Dois mil e vinte e seis é logo ali…

Ano de eleições estaduais e federais. Mais uma oportunidade de repensarmos nossos representantes nos parlamentos brasileiros, onde cada vez mais, se decide os destinos da nação.

E temos errado, drasticamente!

Marcos Thomaz

*Este espaço é opinativo. As ideias e conceitos neles contidos não representam o pensamento e linha editorial do site, mas refletem a opinião pessoal do autor