Exportação de banana dispara mais de 131% no Brasil

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Banana. Foto: Giro do Dia
Banana. Foto: Giro do Dia

A banana brasileira brilhou no primeiro trimestre de 2025. Segundo o 4º Boletim Prohort da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as exportações da fruta cresceram 131,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse modo, alcançando um volume de 15,7 mil toneladas. É um desempenho que mostra não apenas o apetite internacional pela banana do Brasil, mas também o fortalecimento do agronegócio nacional no setor de frutas frescas.

Esse salto nas exportações da banana se insere em um contexto geral positivo. O volume total de frutas exportadas pelo Brasil entre janeiro e março foi de 301 mil toneladas, um aumento de 26% em comparação com o primeiro trimestre de 2024. O faturamento atingiu US$ 311 milhões, alta de 7% sobre o ano anterior.

A princípio, o crescimento nas exportações ocorreu através dos estados do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, além de São Paulo. Já os principais destinos das frutas brasileiras continuam sendo os Países Baixos, Reino Unido e Espanha. Frutas como melões, melancias, limões, mangas e bananas lideraram as vendas, com destaque para os embarques nordestinos de melões e minimelancias.

Desempenho das Principais Frutas Exportadas no 1º Trimestre de 2025

Fruta Volume Exportado (t) Variação (%) Volume Faturamento (US$ mi) Variação (%) Faturamento
Banana 15.700 +131,2%
Melancia 53.000 +90% 32,1 +91%
Maçã 2.570 +85,6% 2,8 +93,6%
Mamão 13.360 +28,2% 17,1 +31%

Além do desempenho da banana, outras frutas também se destacaram. A melancia teve crescimento de 90% no volume exportado, e a maçã, especialmente as variedades miúdas muito procuradas na Ásia, teve crescimento superior a 85%. O mamão também avançou, tanto em volume quanto em faturamento.

Apesar dos bons resultados, a Conab alerta para possíveis reduções nos próximos meses. Ao mesmo tempo, a demanda internacional mais fraca e a qualidade de frutas afetada por questões climáticas. Ainda assim, há expectativas de novas oportunidades no mercado norte-americano, especialmente se tarifas sobre o suco de laranja do México forem mantidas pelo governo dos EUA.

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