Avião da FAB cai no Rio Grande do Norte

0
8
Foto: Agência Brasil

O que era para ser um simples treinamento militar, quase termina em tragédia, no Rio Grande do Norte.

Um caça Northrop F-5 Tiger II da Força Aérea Brasileira caiu no início da tarde desta terça-feira (22) Parnamirim, na Grande Natal.

A aeronave de matrícula FAB4866 participava dos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul, a Cruzex, que é o maior exercício de guerra aérea da América Latina e que em novembro receberá aeronaves e pilotos de vários países.

Após a decolagem o caça teve problemas nos motores, e foram vistas labaredas saindo da aeronave.

O piloto conseguiu se ejetar antes de o caça colidir com o solo, gerando uma grande explosão e fumaça.

Antes de abandonar a aeronave, o piloto conseguiu direcioná-la para uma área desabitada, evitando tragédia humana.

O aviador já foi resgatado por uma aeronave Airbus H225M Caracal da FAB e, segundo informações iniciais, está bem. Ele teria reportado fogo no motor logo após a decolagem, depois declarado “mayday mayday mayday” e ejetado.

De acordo com a FAB, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da Força Aérea.

As equipes de combate a incêndio atuaram inicialmente no controle das chamas na aeronave. Em seguida, os bombeiros militares do foram acionados para conter o avanço do fogo na vegetação.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.

A FAB adquiriu seus primeiros F-5, de fabricação da americana Northrop Grumman Corporation, em 30 de dezembro de 1973. O primeiro lote foi recebido em 1975, com 42 aeronaves. Atualmente, são 51. Parte deles fica na base aérea de Natal, localizada na cidade de Parnamirim, a cerca de 20 km da capital do Rio Grande do Norte.

TREINAMENTO DE GUERRA

O Cruzex 2024 será realizado de 3 a 15 de novembro, com sede na Base Aérea de Natal.

Segundo a FAB, o exercício busca promover treinamento conjunto em cenários de conflito e a troca de experiências entre os países participantes.

“Trata-se do maior treinamento de guerra da América Latina, com a participação também da Marinha do Brasil e do Exército brasileiro”, diz a FAB.

A edição deste ano vai reunir 16 países, entre eles: Brasil, África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Equador, França, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia e Uruguai. Estarão envolvidos mais de 2 mil militares e cerca de 50 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.

Da redação com Folha de São Paulo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here