Conheça as cidades que podem ter segundo turno no Brasil

0
32
Foto: Agência Brasil

Faltam 15 dias para as eleições municipais no Brasil. Mas, em mais de uma centena de localidades, a corrida eleitoral pode não se encerrar no próximo dia 06 de outubro.

A Legislação Eleitoral brasileira prevê segundo turno em cidades com mais de 200 mil eleitores, quando nenhum dos candidatos atingir 50% mais um dos votos, ou seja maioria absoluta dos votos válidos.

A relação completa destas cidades você pode conferir no site do Tribunal Superior Eleitoral.

São 103 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores e eleitoras aptos a votar.

Aqui na Paraíba apenas dois municípios se enquadram nestes critérios, a capital João Pessoa e Campina Grande.

Por falar em capital, todas as sedes das 27 federações estaduais brasileiras podem ter segundo turno.

O estado brasileiro com mais cidades aptas a ter segundo turno é São Paulo (30), seguido do Rio de Janeiro com 11 e Minas Gerais com 8.

A CORRIDA CONTINUA

As 103 cidades que poderão ter 2º turno somam juntas 60,5 milhões de eleitoras e eleitores, o que equivale a 38,8% do eleitorado nacional.

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são os três municípios com o maior número de votantes, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de pessoas, respectivamente.

Nos últimos quatro anos, nove cidades alcançaram um eleitorado com 200 mil pessoas ou mais. São elas: Camaçari (BA), Imperatriz (MA), Parauapebas (PA), Foz do Iguaçu (PR), São José dos Pinhais (PR), Magé (RJ), Embu das Artes (SP), Sumaré (SP) e Palmas (TO).

Por sua vez, a quantidade de votantes da cidade de Governador Valadares (MG) passou de 213 mil, em 2020, para 198 mil, em 2024.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here