PF investiga prefeito por usar lança-chamas durante campanha eleitoral

0
32
1_herberlh_mota-30024522

A Polícia Federal (PF) está investigando um prefeito de uma cidade nordestina por uso indevido de um equipamento incendiário, um lança-chamas, em via pública durante sua campanha eleitoral. O prefeito de Baturité, no Ceará, Herberlh Mota, atualmente é candidato à reeleição.

Polêmica do lança-chamas

Durante uma carreata em Baturité, Herberlh Mota utilizou um lança-chamas enquanto estava sobre um carro de som. E isso gerou repercussão negativa e uma investigação policial. A PF lançou a Operação “Protocolo III” para investigar o incidente. Desse modo, resultou em quatro mandados de busca e apreensão, três deles em Baturité e um em Fortaleza. A polícia considera o uso do equipamento como um símbolo de poder. Além disso, mostra uma possível ameaça à estabilidade pública, especialmente durante a campanha eleitoral.

A PF alerta que o uso de materiais incendiários em público pode causar incêndios, colocar em risco a integridade física das pessoas e violar o Estatuto do Desarmamento. Em resposta, Herberlh Mota se defendeu publicamente, afirmando que o equipamento utilizado era um artefato pirotécnico, fornecido pela produtora de sua campanha, e que a ação da PF foi uma reação exagerada às tentativas da oposição de prejudicar sua imagem.

Ação judicial e defesa pública

O prefeito Herberlh Mota e seu vice, Francisco Freitas, estão inelegíveis por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A condenação é por abuso de poder político e de autoridade. No entanto, a decisão ainda não foi executada, pois o acórdão do TSE não foi publicado. Além deles, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) e o suplente de deputado estadual Audic Mota (MDB) também foram punidos, com seus diplomas cassados pelo tribunal.

Em nota divulgada nas redes sociais, Herberlh criticou a postura da oposição e negou qualquer uso indevido de poder político durante sua campanha. Ele destacou que sua equipe respeita as decisões judiciais e está à disposição das autoridades para esclarecimentos adicionais. “Temos sido vítimas de diversas perseguições, de mentiras, fake news. Contudo, de mãos dadas com nosso povo, temos enfrentado cada uma delas de cabeça erguida e com fé na justiça e nas nossas instituições”, afirmou o prefeito.

Na onda da direita até o apoio do PT

Ele tem uma trajetória política com dois mandatos de vereador de Baturité entre 2009 e 2016. Além disso, foi suplente nas eleições de 2016. Ao mesmo tempo, passou pelo PSDB, passando depois pelo PSD, até sua eleição como prefeito em 2020 pelo PL, quando obteve 36,72% dos votos válidos (7.419 votos).

Neste novo ciclo eleitoral, Herberlh disputa a reeleição pelo Republicanos. Ao mesmo tempo, conta com o apoio de figuras de destaque como o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). E até o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here