Brasil cria Centro de Operações para monitorar casos de Mpox

0
39
MS mpox

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (15), a instalação de um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE). O objetivo é coordenar as ações de resposta à mpox no Brasil. A medida ocorreu após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a mpox como uma emergência de saúde pública de importância internacional. Desde 2023, o Brasil tem uma estabilidade no número de infecções. Contudo, continua a monitorar a situação globalmente.

Estabilidade e Monitoramento

Desde a primeira emergência decretada em 2022, o Brasil tem priorizado a vigilância da mpox, mantendo um olhar atento às informações da OMS e outras instituições. Com a criação do COE, o país reforça seu compromisso em atualizar as recomendações e o plano de contingência para enfrentar a doença.

Casos e Mortes

Em 2024, foram notificados 709 casos confirmados ou prováveis de mpox no Brasil, um número significativamente menor comparado aos mais de 10 mil casos registrados em 2022, durante o pico da primeira emergência da doença no país. Desde o início da epidemia, 16 óbitos foram contabilizados, com o mais recente ocorrido em abril de 2023.

Vacinação e Prevenção

A vacinação contra a mpox no Brasil começou em 2023, com a aplicação de mais de 29 mil doses, principalmente em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Essa estratégia faz parte dos esforços contínuos do Ministério da Saúde para proteger a população e evitar novos surtos da doença.

Ao mesmo tempo, o COE surge como uma resposta coordenada e proativa para garantir que o Brasil esteja preparado para enfrentar qualquer evolução no cenário da mpox. Dessa forma, protegendo a saúde pública e minimizando os impactos da doença no país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here