Top 1 mundial! Brasil tem média de 590 milhões de raios por ano

0
39
raios e trovões

Um novo estudo do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), trouxe à tona dados impressionantes sobre a incidência de descargas atmosféricas no Brasil. De acordo com as informações, entre 2018 e 2022, o país registrou uma média anual de 590 milhões de raios.

Estados Mais Afetados

O estudo revela que Amazonas, Pará, Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul foram os estados com o maior número de raios. Essa classificação está em uma cartilha do Instituto Tecnológico Vale (ITV). A princípio, o intuito é de fornecer informações cruciais sobre a proteção contra raios e a redução de riscos para aumentar a segurança.

Ranking Atualizado e Recorte por Estado

Douglas Ferreira, um dos autores do documento junto com Ana Paula dos Santos, ambos cientistas do ITV, destaca a importância do ranking atualizado, sendo o primeiro em mais de 15 anos, e a novidade do recorte por estado, nunca antes realizado. Todo o conteúdo foi embasado em dados do Elat para o período de 2018 a 2022 e revisado pelo pesquisador do Inpe, Osmar Pinto Júnior.

Foco na Prevenção e na Conscientização

A cartilha, intitulada “Proteção contra raios: redução de riscos para aumento da segurança”, terá distribuição em comunidades e escolas, visando informar sobre o perfil das vítimas, circunstâncias comuns das ocorrências, atividades perigosas, recomendações preventivas e legislação pertinente. O estudo aponta que todos os anos os raios causam cerca de 110 mortes e ferimentos em mais de 200 pessoas no Brasil.

Perfil das Vítimas e Circunstâncias das Ocorrências

Homens representam 82% das vítimas. Mais da metade eram crianças ou jovens, com 24% na faixa etária de 20 a 29 anos e 20% entre 10 e 19 anos. Quanto às circunstâncias, 26% dos episódios ocorreram durante atividades em áreas rurais. Outros 21% dentro de casa, envolvendo o uso de telefone ou aparelhos conectados à tomada, além da proximidade de portas e janelas.

Em suma, o estudo reforça a importância da conscientização e da adoção de medidas preventivas para reduzir os riscos relacionados aos raios. Ao mesmo tempo, com informações precisas e atualizadas, espera-se que a cartilha do ITV contribua significativamente para a proteção da população brasileira contra esse fenômeno natural tão poderoso e, muitas vezes, devastador.

Foto: Freepik

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here