A Feira Literária de Campina Grande (FLIC) retoma nesta quinta, 25, com mais uma sessão do projeto Cine Enem, uma iniciativa voltada para alunos da rede estadual de ensino e que utiliza a linguagem do audiovisual para debater temas abordados pelo Enem. A sessão dessa semana acontecerá no Cinteteatro São José, às 14 hs, com a exibição do curta metragem ‘Quando eu Crescer’, do diretor campinense Emanuel Dias.
Além de filmes, o projeto Cine Enem envolve a participação de um professor, para embasar os temas mais comuns na prova do Enem a partir do filme exibido. Nesta edição, a convidada é a professora Bruna Stefânia, da área de Linguagens.
O curta metragem ‘Quando eu Crescer’ conta a história de Jose Deyvson, uma criança de dez anos que vive em uma comunidade em Campina Grande com a família, que tem o lixão como principal fonte de sobrevivência. A criança traz marcas de seu trabalho e sofre bullying dos colegas de escola, que o chamam de “Zé do Grude”.
O projeto Cine Enem é realizado desde 2015 e integra as ações de mobilização da FLIC, com a parceria do Cine Teatro São José e o hub cultural Vento Nordeste. Este ano, ainda serão realizadas mais dez sessões do Cine Enem.
FLIC ocorre em novembro
Em sua sétima edição, a FLIC ocorre de 11 a 17 de novembro. Ao longo do ano, a Feira promove uma série de projetos literários que movimentam a cidade de Campina Grande, envolvendo estudantes, professores e a formação de novos leitores. Na edição de 2023, cerca de 5 mil pessoas participaram das atividades, que contaram com a presença de nomes como Aline Bei, Maria Valéria Rezende e Xico Sá.
A FLIC é realizada por meio da Lei Paulo Gustavo Estadual, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba e Ministério da Cultura.