Estudo revela que açaí combate a ansiedade

0
35
açaí

A busca por tratamentos alternativos e eficazes para transtornos de ansiedade recebeu um novo capítulo. Um estudo revelou que a semente de açaí combate a ansiedade. Conhecido por seus múltiplos benefícios à saúde, essa fruta amazônica tem sua polpa rica em antioxidantes. Contudo, o novo levantamento do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) revelou que o verdadeiro potencial da fruta pode estar no que antes era descartado: a semente.

Descobertas Promissoras no Laboratório

A pesquisa é do grupo de Farmacologia Cardiovascular e Plantas Medicinais da Uerj. Ela  explorou os efeitos da semente de açaí no sistema nervoso central. Desse modo, registrando resultados surpreendentemente positivos. Em testes realizados com animais, a equipe liderada pela professora Graziele Freitas de Bem descobriu que um extrato hidro alcoólico da semente do açaí demonstrou uma ação ansiolítica – ou seja, pode ajudar a aliviar a ansiedade.

Este estudo é notável não apenas pelo seu foco na semente, que tradicionalmente é descartada. Mas também pelo potencial de redução do impacto ambiental, uma vez que a semente constitui a maior parte da fruta.

Benefícios Ambientais e de Saúde

O extrato da semente de açaí se destaca por seu alto conteúdo de polifenóis, que são compostos químicos conhecidos por seus efeitos antioxidantes e vasodilatadores. Isso sugere que além de ser um possível tratamento para a ansiedade, o extrato também pode oferecer outros benefícios cardiovasculares.

A abordagem inovadora de valorizar uma parte da fruta frequentemente ignorada promove a sustentabilidade ambiental. Ao mesmo tempo, oferece uma nova direção para a saúde mental e o bem-estar geral. Segundo Graziele do Bem, o extrato da semente de açaí não mostrou efeitos adversos nos estudos até o momento. O que é promissor para futuras aplicações terapêuticas.

Um Futuro Promissor

Os pesquisadores da Uerj já deram um passo adiante ao solicitar a patente para o extrato da semente do açaí. A parceria com a indústria farmacêutica, que é antecipada após a concessão da patente, facilitará os estudos pré-clínicos necessários para eventualmente introduzir este tratamento no mercado, destinado a uso humano.

Um Olhar sobre o Cenário Atual

A relevância deste avanço é amplificada pelo contexto atual, onde um número crescente de brasileiros recorre a psicofármacos para tratar condições de ansiedade, intensificado por crises como a pandemia de covid-19. A Organização Mundial da Saúde aponta que 9,3% da população brasileira sofria com transtornos de ansiedade em 2019, uma estatística que só cresceu nos últimos anos.

Conclusão

A semente de açaí, um subproduto frequentemente descartado, pode ser uma chave para revolucionar o tratamento da ansiedade, oferecendo uma alternativa natural sem os efeitos colaterais associados a muitos medicamentos convencionais. Este desenvolvimento não só destaca o potencial inexplorado de recursos naturais como o açaí, mas também aponta para uma abordagem mais sustentável e consciente no tratamento de transtornos de saúde mental. As futuras investigações prometem não apenas avanços médicos, mas também uma maior harmonia com o meio ambiente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here