Os protestos de mães e pais de autistas pela falta de atendimento dos planos de saúde da Paraíba já chegou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Dessa forma, a situação entrará em uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, solicitada pela deputada Cida Ramos, nesta terça-feira (19), às 14h.
O objetivo é encontrar soluções para garantir o acesso adequado aos serviços de saúde para crianças autistas. A Audiência ocorrerá no âmbito da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência.
O que está ocorrendo com o atendimento dos autistas na PB?
O motivo desse movimento foi a suspensão e limitação dos atendimentos a essas crianças por parte de operadoras de planos de saúde, como Unimed JP e Smile Saúde, deixando cerca de 1.200 pequenos sem assistência.
Desrespeito a Liminares
Famílias de autistas relatam que tiveram seus atendimentos suspensos e desrespeitando a liminares conquistadas na Justiça para garantir o atendimento às crianças.
Os manifestantes exigem a retomada e ampliação dos atendimentos às crianças autistas, levando em consideração suas necessidades específicas. Alegam que diversas clínicas foram descredenciadas pelas operadoras de planos de saúde, prejudicando o acompanhamento e tratamento dessas crianças.
O que diz a Unimed JP
A Unimed João Pessoa, em resposta aos protestos dos pais, informou que vai inaugurar uma clínica própria ainda no primeiro semestre deste ano. O equipamento vai contar, ao mesmo tempo, com capacidade para atender até 700 beneficiários. Além disso, firmou novos contratos que garantirão mais 980 vagas para assistência a clientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras patologias do neurodesenvolvimento.