Cientistas descobrem razão dos humanos não terem cauda

0
51

Você já se perguntou por que os humanos não têm cauda, ao contrário de outros primatas como macacos e chimpanzés? Uma nova pesquisa publicada na Nature revela que uma alteração genética passada pode ser a explicação para essa característica distintiva.

O estudo, liderado por cientistas da Faculdade de Medicina Grossman da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, comparou o DNA de símios sem cauda, como gorilas e orangotangos, com o DNA de humanos e macacos com cauda. Eles descobriram uma inserção de DNA compartilhada por símios e humanos, mas ausente em macacos.

Manipulando geneticamente ratos em laboratório, os pesquisadores exploraram os efeitos dessa inserção em um gene chamado TBXT, associado ao desenvolvimento da cauda. Surpreendentemente, alguns ratos nasceram sem cauda. Dessa forma, sugerindo que essa inserção genética desempenha um papel importante na ausência de cauda em humanos e outros símios.

No entanto, a pesquisa também revelou que a diferença de comprimento da cauda não foi influenciada por mutações no gene TBXT, mas sim pela inserção de um fragmento de DNA chamado AluY no código regulador do gene nos antepassados dos símios e humanos.

Alterações genéticas têm efeito em outras partes do corpo

É importante notar que as alterações genéticas podem ter efeitos complexos no organismo. Os pesquisadores observaram um pequeno aumento nos defeitos do tubo neural em ratos manipulados geneticamente, sugerindo uma possível ligação entre a perda de cauda em humanos e certos defeitos congênitos no tubo neural, como a espinha bífida.

Essa descoberta lança luz sobre a evolução humana e os possíveis efeitos colaterais das adaptações genéticas ao longo do tempo. Embora bebês humanos possam ocasionalmente nascer com um apêndice traseiro semelhante a uma cauda, sua origem e significado evolutivo ainda são objeto de debate entre os cientistas.

Essa pesquisa destaca a complexidade da genética e sua influência em diferentes características físicas. Além disso, fornecem insights valiosos sobre a evolução e o desenvolvimento humano.