Após cerca de duas décadas, capital paraibana volta a ter ônibus climatizado.
Era início do século quando o transporte público de João Pessoa retirava de circulação alguns modelos de ônibus mais confortáveis e com sistema de refrigeração.
Agora, nesta sexta-feira, após quase 20 anos, os “Ligeirinhos” retornam as ruas da cidade repaginados e rebatizados: “Geladinho”.
Os ‘Geladinhos’ contam com ar-condicionado, internet, através de um roteador de livre acesso a wifi e, ainda, entrada USB, onde será possível que o passageiro carregue os aparelhos eletrônicos.
Todos os caminhos levam à praia
Serão apenas 20 unidades, inicialmente, que seguem a tradição de circular pelas áreas mais nobres, ou no mínimo, ter como destino final praias e outras localidades mais badaladas.
Para se ter uma ideia, o número de veículos especiais corresponde a menos de 5% do total da frota pessoense.
Confira rotas:
– Linha E 550 – Manaíra / Tambaú / Epitácio;
Saída do Parque da Cidade, passa por bairros como Tambaú, Avenida Epitácio Pessoa e Centro (Parque Solon de Lucena).
– Linha E 155 – Geisel / Manaíra;
Saída do Geisel, passa por bairros como Cruz das Armas, Centro, Epitácio Pessoa, Ruy Carneiro e Manaíra. Retorna pelo Castelo Branco, Mangabeira, Valentina e Geisel.
– Linha E 551 – Manaíra / Geisel Fará o itinerário contrário à linha E 155;O percurso completo e horários das viagens das três novas linhas permanecerão disponíveis, a partir da próxima sexta-feira, 22, no site da Semob.
O preço do luxo:
Como “não existe almoço grátis” no Brasil, os ônibus diferenciados da capital paraibana custarão mais caro aos usuários.
A tarifa será cerca de 15%, ou oitenta centavos a mais que a taxa por deslocamento normal.
Atualmente o passageiro paga R$ 4,70 por trecho em João Pessoa.
Com o “Geladinho” a tarifa saírá por R$ 5,50.
Além de excludente a maior parte da população pelo valor elevado, os novos ônibus não ofertarão gratuidade aos idosos, PCDs e outros grupos com este direito garantido por Lei.
Claro descumprimento, que certamente levará o caso a Justiça.
Tendência nacional:
Se no passado João Pessoa foi uma das cidades pioneiras a ofertar maior conforto aos usuários de transporte público, agora “corre contra o tempo” para amenizar um déficit.
Em um país tropical, com a maior parte do ano sob calor causticante e em ondas de calor crescentes ano a ano, a climatização de ambientes há tempos deixou de ser luxo, ou algo supérfluo, mas quase necessidade básica de bem estar.
Várias cidades acenam com universalização do sistema de refrigeração em transportes, como Rio de Janeiro.
A vizinha Recife, por exemplo, já projeta 50% dos ônibus climatizados até o próximo ano.