Começa hoje em João Pessoa um dos maiores e mais antigos Festivais de Cinema do Nordeste brasileiro.
O Fest Aruanda chega a sua décima oitava edição consolidado no calendário cinematográfico brasileiro.
O evento, além da tradicional exibição de filmes, realiza oficinas, painéis, mesas redondas e tudo gratuitamente.
Aliás, o Fest Aruanda proporciona a única semana do ano com filmes gratuitos em cartaz no principal cinema da capital paraibana: o Cinépolis Manaíra Shopping.
Desta quinta-feira, 30 de novembro até o dia 06 de dezembro, mais de 80 filmes, entre curtas e longas metragens, ficção e documentários ocuparão as telas do maior shopping de João Pessoa.
Como garantir seu ingresso:
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente nos guichês do Cinépolis, com recomendação de que seja feito com uma hora de antecedência.
As oficinas e painéis do Fest Aruanda ocorrerão entre a manhã e tarde na Usina Energisa, localizada na Avenida Epitácio Pessoa.
Homenagem do 18º Fest Aruanda, outra grande novidade:
Diferente de um grande cineasta, ou ator renomado, esta edição prestigiará dois atores ainda vivos da clássica película nacional que, inclusive dá nome ao Festival: Aruanda.
A obra foi lançada em 1959 pelo diretor paraibano Linduarte Noronha e terá uma inusitada homenagem a dois personagens, que trabalharam no filme como participação única na carreira artística de ambos e levam vida pacata na cidade de Santa Luzia, no sertão paraibano.
Lúcio Vilar, fundador e organizador do Fest Aruanda, fala sobre a inusitada homenagem:
“Acho que talvez seja a primeira vez que personagens não principais, figurantes de fato são homenageados em eventos deste porte no Brasil. Linduarte é nossa referência, sua obra dá nome ao Festival, já foi homenageado diretamente também, mas prestigiar desta forma personagens quase anônimos do cinema nacional? Acho que é a primeira vez.”
A outra homenageada nesta edição é a premiadíssima, Soia Lira.
Ela é mais uma integrante do clã Lira (uma família multiartística da Paraíba, símbolo de resistência e empreendedorismo cultural, a conhecida entre íntimos: Lirolândia.
Para mais informações, basta consultar o site www.festaruanda.com.br.
Portanto, anota na agenda a programação, seleciona os filmes que pretende vir e se dirija ao Cinépolis para mergulhar em uma semana de cinema gratuito.