O novo plano nacional para atendimento das pessoas com deficiência no Brasil foi anunciado, prometendo investimentos que ultrapassam os R$ 6 bilhões. O “Novo Viver sem Limite” foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (23) no Palácio do Planalto.
Entenda como funciona
O plano, que possui duração de quatro anos, tem a possibilidade de ser revisado anualmente e contempla inicialmente 95 ações. Dentre elas, destaca-se a implementação de 90 novas policlínicas, equipadas com mesas ginecológicas e mamógrafos acessíveis, além da formação de 15 mil conselheiros tutelares destinados a atender crianças e adolescentes com deficiência.
Durante o discurso, o presidente Lula enfatizou as medidas destinadas às escolas e informou que 38 mil unidades públicas serão equipadas com salas especiais para estudantes com deficiência.
O Novo Viver sem Limite
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, abordou o capacitismo e condenou o preconceito contra pessoas portadoras de deficiência. O “Novo Viver sem Limite” também prevê a renovação da frota de ônibus em cidades com mais de 150 mil habitantes e garante a implementação de veículos de acessíveis. Além disso, será oferecido um serviço de interpretação da língua de sinais 24 horas e a promoção de 120 mil novos contratos de trabalho para pessoas com deficiência, em conformidade com a Lei de Cotas.