Black Friday: remédios e bebidas alcoólicas lideram as buscas online

0
57

A Black Friday, que acontece no dia 24 de novembro, é uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros, que aproveitam as ofertas para comprar produtos com descontos. Mas quais são os itens mais procurados na internet nesse período?

Uma pesquisa da consultoria NielsenIQ revela que bebidas alcoólicas e remédios sem prescrição médica estão entre os produtos mais buscados online na Black Friday. Segundo os dados, divulgados pelo jornal Folha de SP, o interesse no consumo online desses produtos atingiu 22% em 2023. Em 2015 esse número era de 8%. Desse total, a NielsenIQ destaca a busca por bebidas alcoólicas —que subiu de 61% em 2022 para 65% neste ano.

A busca por remédios sem prescrição médica também tem demandado a intenção de compras pela internet. O índice de interesse chega a 54%. Neste ano, pela primeira vez, a intenção de compra no período anterior à data (50%) supera o dia da Black Friday (45%) no varejo online.

Consumo na pandemia reflete buscas

Mas por que esses produtos estão em alta na Black Friday? Uma das possíveis explicações é o aumento do consumo de álcool e medicamentos durante a pandemia de Covid-19, que afetou a saúde mental e o bem-estar da população. Além disso, a facilidade e a comodidade de comprar online, sem enfrentar filas e aglomerações, podem ser fatores que influenciam a preferência dos consumidores.

Outra pesquisa, divulgada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), animou os comerciantes para a Black Friday, marcada para 24 de novembro, última sexta-feira do mês. Neste ano, 85% dos consumidores pretendem comprar na data, crescimento de 11% em relação ao ano passado que contou com 74%.

A intenção de gasto neste ano também é significativa. Mais da metade (67%) planeja desembolsar até R$ 1 mil com as promoções. A enquete online, de âmbito nacional, consultou cerca 700 usuários do e-commerce no final de outubro.

Ainda de acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados pretendem antecipar as compras de Natal e de fim de ano na Black Friday. Isso mostra que os consumidores estão aproveitando as ofertas para economizar e garantir os presentes para as festas.

A Black Friday é uma oportunidade para os varejistas aumentarem as vendas e fidelizarem os clientes. Por isso, é importante oferecer produtos de qualidade, preços competitivos e um bom atendimento. Além disso, é essencial estar atento às tendências de consumo e às preferências dos consumidores, que podem variar de acordo com o contexto e o momento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here