Segundo dados da We Are Social, o cenário das redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2023 é liderado pelo WhatsApp, conquistando a preferência de 93,4% dos usuários de internet no país. Essa plataforma não só se destaca como a mais utilizada, mas também é considerada a mais querida entre os brasileiros, que passam longos períodos do dia conectados a ela. O YouTube conquista o segundo lugar no pódio, com 142 milhões de contas ativas, seguido pelo Instagram, que atinge a marca de 113,5 milhões de usuários. O Facebook fica em quarto lugar, com 109,1 milhões de usuários ativos no país, de acordo com informações fornecidas pela empresa Meta.
Mas o que esses números significam?
Contudo, é relevante observar que o uso frequente é verificado através dos números de horas gastas nessas plataformas. A média mensal de horas no WhatsApp ultrapassa as 28 horas, seguida por pouco menos de 16 horas no Instagram e pouco mais de 12 horas no Facebook, que figura como terceira opção entre os acessos mais recorrentes. Esses dados são divulgados pelo portal DataReportal e refletem a tendência dos usuários, que utilizam as redes sociais não apenas para entretenimento, mas também como fonte de informações, interação com familiares e amigos, além de acompanhar conteúdos de músicos e influenciadores.
Confira a lista das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros em 2023:
1. WhatsApp
O Mensageiro WhatsApp lidera o ranking com 142,2 milhões de contas ativas
2. YouTube
O YouTube ocupa o segundo lugar com 142 milhões de usuários.
3. Instagram
Essa colocação provavelmente será uma surpresa para aqueles que achavam que o Instagram iria liderar o ranking. Pois bem, a empresa que faz parte do grupo Meta possui um total de 113,5 milhões de usuários.
4. Facebook
O irmão mais velho do Instagram guarda o quarto lugar da lista com 109,1 milhões de usuários.
5. TikTok
A gigante chinesa que revolucionou o cenário das redes sociais no mundo ostenta impressionantes 82,2 milhões de usuários, mesmo tendo pouco tempo de atuação comparado aos concorrentes.
Demais Redes
Facebook Messenger – 62,05 milhões;
Twitter (X)– 24,3 milhões;
Pinterest – 28,05 milhões;
LinkedIn – 59 milhões;
Snapchat – 7,65 milhões.
Estes números evidenciam o poder das redes sociais na vida dos brasileiros, não apenas como ferramentas de comunicação e entretenimento, mas como plataformas que moldam e influenciam o acesso à informação e o comportamento dos usuários na internet.