Enem tem quase 30% de faltosos e 4 mil eliminados no 1º dia

0
65
Estudantes brasilienses concluem simulado do Enem Colégio Setor Oeste, Asa Sul, Brasília, DF, Brasil 7/7/2016 Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 começou neste domingo (5). A princípio, ocorreu a aplicação das provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. O exame é a principal forma de acesso para quem deseja uma vaga no ensino superior no país.

De acordo com dados preliminares divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o primeiro dia de provas teve uma abstenção média nacional de 28,1%, similar à registrada no ano passado (28,3%). Dos 3.939.242 inscritos neste ano, 71,9% compareceram aos locais de prova, em mais de 132 mil salas de 1.750 municípios brasileiros.

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palácios, fizeram um balanço do dia de aplicação em coletiva de imprensa na noite deste domingo. Eles comemoraram o que chamaram de reversão de tendência de queda de participação no exame. Primeiramente, o Enem teve cerca de 13,1% a mais de inscritos em 2023, comparado ao ano de 2022. “É um esforço também que o governo tem feito para retomar que nossos jovens realizem o Enem, a esperança de fazer universidade”, destacou Santana.

Enem trouxe novidades

Neste ano, o Enem trouxe algumas novidades para os candidatos. Ao mesmo tempo, a prova teve impressão de várias cores e o cartão-resposta teve ampliação das fontes para beneficiar pessoas com alguma deficiência visual.

O primeiro dia de provas do Enem 2023 também teve alguns incidentes. Segundo o balanço apresentado pelo MEC, 4.293 candidatos foram eliminados por violações, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital.

Também foram contabilizados 905 candidatos que tiveram problemas durante a aplicação das provas, que envolveram emergências médicas, interrupções temporárias de energia e desabastecimento de água.

Quem tem direito a reaplicação das provas do Enem?

Estudantes que foram prejudicados por condições climáticas e problemas de logística, e também aqueles que foram alocados em locais de prova em distância maior do que a previsão do edital (30 quilômetros), poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 12 e 13 de dezembro. Os casos de doenças e questões de saúde que impediram a realização da prova também dão direito à reaplicação. As informações estão no site do Inep.

O segundo dia de provas do Enem 2023 será no próximo domingo (12), com as questões de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Os gabaritos oficiais sairão até o dia 15 de novembro. O resultado individual ocorrerá em janeiro de 2024.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here