Deltan Dallagnol perde o mandato de deputado federal – 17/05/2023

0
10

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (17). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

A candidatura que era uma fraude. Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral cassou na noite de terça (16) o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol, do Podemos do Paraná, campeão de votos no estado. Sua candidatura na campanha de 2022 foi invalidada, e, pelo entendimento da corte, ele não poderia ter concorrido a deputado. Como procurador, ele coordenou a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e, segundo o TSE, tentou fraudar a Lei da Ficha Limpa ao sair do Ministério Público Federal em 2021.

Dallagnol pode recorrer, mas a perda do mandato começa a valer imediatamente. Os recursos apresentados em 2022 contra a candidatura foram da coligação Brasil da Esperança, do então candidato Lula, e do PMN. Também eleito pelo Paraná, e colega do ex-procurador na Lava Jato, o senador Sérgio Moro (União) disse estar estarrecido. Dallagnol lamentou as vozes caladas de seus eleitores e admiradores. Reinaldo Azevedo escreve que o voto do ministro Benedito Gonçalves, corregedor do TSE, é uma peça devastadora.

País do futuro encara o mundo hostil. Jamil Chade escreve para TAB sobre a primeira geração de chineses que não conhece a pobreza e que tenta agora voltar à normalidade depois da pandemia de covid-19. Em 20 anos, o PIB do país foi multiplicado por 15. A China reduziu a fome e declarou que conseguiu erradicar a extrema pobreza, mas milhões de chineses nascidos entre 1995 e 2000 viram o salário cair e sofrem com a dificuldade de achar um emprego compatível com o bom nível de educação.

Parecia pegadinha. Preço de combustíveis não costuma cair, pelo contrário, e quem assistiu ao vivo, pela TV, o anúncio da nova política da Petrobras achou tudo muito estranho. Eles não paravam de sorrir, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. E afirmaram que as vantagens de produtora de petróleo da empresa agora serão usadas a favor dos brasileiros. Os novos preços vão ser “abrasileirados”, e estarão menos sujeitos a interferências estrangeiras. Veja os novos valores que começam a valer hoje (17). A medida representa o fim da PPI, ou Paridade de Preços de Importação, modelo em vigor desde 2016, que resultou numa frequência enervante de aumentos na gasolina, diesel e gás.

O colunista José Paulo Kupfer sintetiza números que grande parte da população sentiu na pele, nas dívidas, na mesa, nas compras reduzidas no supermercado. “No período da PPI, para uma inflação de 36,6%, o preço da gasolina subiu mais de 100%, o do óleo diesel acima de 120% e o do botijão de gás, mais de 220%”. O gás estava ficando mais caro a cada mês e meio. O mercado ainda procura mais clareza nas regras, mas algumas mudanças para breve incluem reajustes mais espaçados, lucros menores para a Petrobras e efeitos no mercado do etanol.

Há vagas para trabalhar em cruzeiros. Imagine só enxergar o gelo no Alasca pela primeira vez, desde o mar, ou ver o sol nascer quando o navio joga a âncora no porto de um país exótico, na Ásia. Trabalhar em cruzeiros tem jornadas longas, de até 13 horas por dia, mas o salário é pago quinzenalmente, em dólar, e há outras compensações. Deu vontade? Agências de recrutamento estão recebendo inscrições e orientando para centenas de vagas em bar, cozinha, restaurante, limpeza e entretenimento. Veja onde e como se candidatar.

Um assistente de bartender começa ganhando US$ 550, e o salário de gerente chega a US$ 4.000 em embarcações da Disney Cruise Line, cruzeiros MSC, Costa, Royal, entre outros. O processo seletivo pode demorar de seis a oito meses e, antes disso, falar inglês em nível intermediário é obrigatório, afinal são vagas para atendimento direto a um público que não fala português, sendo o inglês o idioma oficial das equipes embarcadas. Quem viaja por seis meses ou mais trabalhando e conhecendo gente de muitos países volta fluente no idioma, acredite.

Beijo gay antes do último capítulo. A semana começou torta no tema da homofobia, com a torcida do Corinthians gritando “bichas” para o time do São Paulo, domingo, em Itaquera. E piorou com a pergunta transfóbica do cantor Bruno para a repórter Lisa Gomes, que não engoliu as desculpas e pretende processar o sertanejo. Mas hoje é dia de resistência, 17 de maio, Dia Mundial de Combate à Homofobia, e algumas conquistas da população LGBTQIA+ merecem ser festejadas.

A novela das sete na Globo, Vai na Fé, tem a atriz Priscila Sztejnman interpretando Helena, que vive um romance com Clara, personagem de Regiane Alves. Em entrevista para Universa, Priscila, que também é escritora, e mãe, conta que tentou fugir da caricatura: ela dá vida a uma mulher sapatão assumida, orgulhosa da sua sexualidade. “Sou parada na rua por pessoas de diversas gerações me dizendo torcer para que Helena e Clara fiquem juntas. Isso é uma conquista gigantesca”, reconhece. A atriz fala sobre casais gays, relações abusivas, maternidade.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here